TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

A Filosofia é a ciência que permite a reflexão sobre o homem e a sua relação com o mundo, enfim com o universo, esta aí a importância da filosofia enquanto ciência. A Filosofia trata de conceitos tais como beleza, justiça, verdade.

Acredita-se que a filosofia leva as ações de pensar, raciocinar, refletir, contribuindo para criação do sendo crítico, com isto, construir uma nova visão de sociedade, pode-se pressupor que a educação é a responsável pelas transformações da filosofia.

O papel fundamental da filosofia é argumentação. Sem a argumentação não há como discutir as situações colocadas, praticamos a argumentação dia a dia em várias situações. Pela argumentação é possível melhorar as nossas idéias, é uma forma de nos ajudar a tomar decisões e a agir com coerência.

O que temos que ter em mente, é que a filosofia tem várias formas e maneiras de se explorar e que o homem é o principal objeto da filosofia.

Ao longo da história é possível notar que a educação vem sofrendo mo-dificações, com a intenção de adequá-las a realidade, acredita-se que a Filoso-fia é uma das muitas alternativas para se tentar pensar a Educação como ins-trumento de transformação social Dessa forma, concorda-se com LUCKESI (1990, p.33) quando afirma que, “a reflexão filosófica sobre a educação é que dá o tom a pedagogia, garantindo-lhe a compreensão dos valores que, hoje, direcionam a prática educacional e dos valores que deverão orientá-la para o futuro”. Sendo assim podemos constatar que a Pedagogia seria uma concep-ção filosófica da Educação. Então, se constata que a Pedagogia nada mais é do que uma concepção filosófica da

Na escola a importância está em fazer dos educandos cidadãos que saibam exercer sua cidadania perante a sociedade/espaço em que vivem e ainda mais, promover a crítica nesses alunos, formar cidadãos críticos "que não se contentem ou se acostumem, que quebrem paradigmas.

Desta maneira, é possível inferir que é impossível falar de educação sem falar em filosofia. Ainda que de forma inconsciente, respiramos, vivenciamos a filosofia no dia-a-dia, temos a filosofia como o estudo que orienta o indivíduo tanto de visão da vida, seus valores e significados, quanto sob a conduta humana em geral. Os questionamentos que a filosofia coloca nos ajudam a compreender o mundo que nos rodeia e a tomar decisões complexas em relação às soluções e respostas que são apresentadas para os problemas da sociedade, que podem ser melhoradas, com o objetivo de alcançarmos uma melhor compreensão e percepção de mundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

www.ieps.org.br/ARTIGO-FILOSOFIA.pdf

Filosofia da Educação – Maria Lúcia de Arruda Aranha – Editora Moderna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com