TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Filósofos

Por:   •  27/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO SOBRE FILÓSOFOS

Nicolau Copérnico – Nasceu em Torun (Polônia) em 1473. Perdeu seu pai durante a infância e foi criado pelo tio. Em sua vida acadêmica começou a cursar medicina em 1491 em seu país de origem, e depois em 1497 foi estudar direito canônico na Itália, cidade que Nicolau desenvolveu seus estudos frequentando diversas universidades. Seus principais feitos foram desenvolver instrumentos para observações de astros, criação da teoria heliocêntrica (Teoria que diz que a Terra não é o centro do universo e que ela que gira em torno do Sol e não ao contrário.) e fórmulas matemáticas usadas em cálculos para provar a sua teoria. Copérnico escreveu várias obras, dentre elas, “Pequeno Comentário sobre as Hipóteses de Constituição do Movimento Celeste” (Primeiro livro.), "Prima Narratio" (Informativo sobre suas investigações junto com um matemático alemão.) e "Das Revoluções dos Corpos Celestes" (Última obra onde apresentava sua teoria completa.), esta última publicada no ano de sua morte, em 1543.

Nicolau Maquiavel – Nasceu na Itália em 1469 na cidade de Florença e morreu no mesmo lugar em 1527. Maquiavel foi um historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano na época do renascimento, foi um artista influenciador principalmente na área política, principal tema de suas obras. Em “O Príncipe”, Maquiavel aconselha os governantes sobre como governar e manter o poder absoluto, mesmo que seja necessário utilizar forças militares para alcançar tal objetivo. Esse livro que sugere a famosa expressão: “os fins justificam os meios”, que transmite a ideia de que não importa o que o governante faça em seus domínios, tudo é válido para manter-se como autoridade. A influência de Nicolau deu origem ao termo “Maquiavélico”, que acabou surgindo para fazer referência aos atos imorais, desleais ou violentos que as pessoas utilizam para obter vantagem. No entanto, o próprio Maquiavel defendia a ética na política, o que faz o sentido pejorativo desse termo ser, de certa forma, uma definição injusta dos ideais de Nicolau. Sua maneira de impor as ideias era diferente do estilo dos cientistas naturais da época.

Galileu Galilei - Nasceu na cidade de Pisa, Itália, 1564. Em 1574, é enviado a um Monastério, até que, em 1581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas, depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina. Galilei é considerado um dos fundadores do método experimental e da ciência moderna. Suas principais contribuições à física dizem respeito ao movimento dos corpos e à teoria da cinemática. Passou a ser um dos pais da mecânica, parte da física que estuda os movimentos e suas causas. Galileu apoiava as ideias de Copérnico, em 1632 publicou um livro chamado “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Este livro foi incluído no Índex (lista de livros proibidos pela igreja). Era católico fiel mas entrava diretamente em conflitos com a igreja por causa de suas ideias. Galileu morre no dia 8 de janeiro de 1642, em Arcetri, perto de Florença.

Francis Bacon - Foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna. Estudou Direito na Universidade de Cambridge e teve um papel preponderante na política inglesa, sendo eleito o 1.° Visconde de Alban e também embaixador inglês na França. Além disso foi conselheiro, procurador-geral, fiscal, grande chanceler e guarda do selo. No entanto, foi acusado de corrupção em 1621, o que o levou ao pagamento de uma multa. Em pouco tempo, Bacon conseguiu fama em seu país, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com