TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget e a formação de grupos

Por:   •  22/9/2015  •  Dissertação  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  3.154 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho trata-se da contribuição de Piaget para a formação de grupos, o cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos, ele acreditou e comprovou que o conhecimento vem das descobertas que a criança faz.

Para Piaget, o desenvolvimento mental se dá em acordo com os períodos de idade que ele chama de estágios do desenvolvimento. Ele não trabalhou com dinâmica de grupo, mas forneceu elementos valiosos ao estudar o desenvolvimento do pensamento, facilitando o estudo da formação operatória dos grupos. Iremos aborda neste trabalho além de Piaget.

O teórico Hans Aebli que realizou diversas pesquisas acerca da formação de grupos fundamentando sua obra na teoria de Jean Piaget.

Piaget e a formação de grupos

Antes de começar a falar sobre as contribuições de Piaget acerca da formação do grupo, vamos identificar Piaget e sua teoria. Jean Piaget era um suíço formado em ciências naturais que interessado pela psicanálise, mudou-se para a França e desenvolveu teorias acerca da epistemologia genética, que é uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. São esses os estágios: Sensório motor (0 a 2 anos), pré- operatório (2 a 7 anos), operações concretas ( 7 a 11 anos em média) e das operações formais( a partir dos 11 anos), cada período é caracterizado por aquilo que melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias, entretanto, só vamos focar no período das operações formais que onde se dá a concretização do pensamento onde a criança consegue assimilar a passagem do pensamento concreto para o abstrato.

No período das operações formais além da assimilação do real e abstrato, se dá o início da construção lógica, bem como a capacidade cooperar com os outros, trabalhos em grupo, aparecimento da vontade e etc. Quanto ao pensamento, a criança consegue trabalhar com dois pontos de vista simultâneos e o sentimento de pertencer a um grupo se torna mais fortes, ela escolhe seus amigos afim de ter algum grupo para fazer parte.

Hans Aebli baseado em Piaget estudou a formação de grupos falando em conceitos como operação e cooperação, onde ele ressalta o efeito da cooperação na formação do pensamento de uma criança. As diferenças culturais do grupo estão embasadas no quanto que o indivíduo se coloca e é importante que cada um compreenda o ponto de vista alheio para haver correspondência entre todas as ideias, possibilitando assim que cada indivíduo abrace pontos de vista alheios, descobrindo que várias linhas podem chegar a um mesmo pensamento, a um mesmo resultado.

Hans usa ainda seguindo a linha Piagetiana, termos como reversibilidade e reciprocidade para mostrar como a compreensão dos pontos de vista alheios e a participação dos indivíduos nessa troca de saberes, colabora no andamento do grupo. Reversibilidade é a equivalência das relações inversas que comporta que a interpretação de uma ideia pode partir do efeito ou da causa que chegará a um entendimento equivalente. Ocorrendo isso, entende-se que as condições para cooperação foram cumpridas dentro do grupo pois cada indivíduo pôde compreender os demais pontos de vista e adaptou sua contribuição a eles.

A reciprocidade é a colaboração, mutualidade, é a compreensão dos outros, uma criança consegue o raciocínio com mais logica discutindo com outras crianças, pois ela sente a necessidade de não ser contradita, ela tem o desejo de comprovar o seu pensamento o que a leva a ter mais coerência em seu discurso, a esses fatores chamamos de condições do pensamento operatório. Este, condiz ao modo de pensar habitual, concreto e muito visto dentro dos grupos, pois o grupo favorece isso.

Aebli apoiado em Piaget crê que só o pensamento operatório que é esse habitual, que torna a criança capaz de participar das atividades de grupo”. Aebli diz que a criança que não desenvolveu essa cooperação, esse trabalho em grupo, dificilmente compreenderá pontos de vista diferentes do seus, ela não está habilitada para o trabalho em grupo. Para ele, a teoria psicanalítica de Piaget forneceu aspectos únicos sobre o resultado da discussão em grupo para elaborar noções pois cada indivíduo descobre que seus colegas tem outro ângulo de visão do objeto em estudo, por isso cada um tem sua percepção de solução diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com