TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão E A Filosofia Da Educação

Dissertações: Platão E A Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 2

Platão e a Filosofia da Educação

O filósofo Platão descreve como objetivo da educação a fundação mental de um Estado perfeito e propõe em A República, atenção especial aos “guardiões”, cuja função social é a defesa das cidades. O processo educativo para a formação desses guardiões era longo e baseava-se em duas artes muito importantes para os gregos: música e ginástica. Na educação musical o filósofo defendia a censura de poemas épicos e trágicos, e quanto a ginástica que era a educação do corpo, ele defendia o modelo da ginástica militar espartana, com base em exercícios físicos e prescreve rígido controle dos prazeres. A formação desses guardiões, e em particular do governante, exige posteriormente, dedicação e esforços ainda maiores por parte dos educandos.

Para ser um governante, segundo Platão é necessário ser sábio, culto e justo. Em sua obra A República ele nos dá detalhes preciosos de que este sábio, este homem apto a governar os demais, é o filósofo. Na república ideal concebida por Platão o governo deve estar nas mãos dos filósofos, que são aqueles mais próximos da verdade, da ideia do bem e da justiça.

A educação que revela, para o conjunto de cidadãos, o melhor governante é uma ascese espiritual: a alma que atinge o topo do conhecimento se acha em plenas condições de governar, mas não deve se julgar superior aos demais homens e mulheres. Ao contrário, deve voltar-se para o mundo de sombras em que eles vivem e, ajudá-los com o seu olhar mais acurado a ver com maior nitidez no escuro. Esse seria o aspecto do rei-filósofo, que não tem o ideal de felicidade adquirir prestígio e riqueza, ou ser honrado por sua sabedoria. Ele é feliz por ser o educador maior de todos, e governa para fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores.

Mas para se escolher esse governante conseguimos identificar certo tipo de exclusão e preconceito com aqueles que ao serem colocados em provas de habilidades são reprovados, cabendo aos tais, serviços na comunidade como comércios entre outros. A esses não existem chances de crescimento social, pois não podem continuar o processo educativo como é dado aos aprovados nos exames, que prosseguem estudando matemáticas e depois dialéticas. Percebe-se então que os reprovados nesses exames acabam sendo excluídos do sistema educacional.

Estudando Platão, verificamos que o filósofo defendia uma ideia de que o homem com conhecimento consegue controlar seus impulsos, ganância e violência. A educação é um instrumento que auxilia na formação de homens sábios e virtuosos, por isso, podemos considerar que a educação é uma ferramenta indispensável para caminharmos em direção a uma república ideal ao qual o filósofo defendia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com