TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão E A Filosofia Da Educação

Trabalho Universitário: Platão E A Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO TEXTO “Platão e a filosofia da educação”

A Educação de Platão

Platão coloca que, uma sociedade deva ter um sábio governante para educar os demais, denominando-os “Guardiões”. Os Guardiões devem ter uma educação rigorosa, aprendendo música e poesia e a ginástica como disciplinas. Ele quer desenvolvê-los com mentes livres de tentações, livres de influencias e sábias para poder avaliar todas as situações as quais sejam postas à prova. Eles são treinados para assumir a responsabilidade de serem governantes, mas apenas um será o indicado para tal.

Por isso, Platão coloca que eles precisam estar devidamente preparados, para analisar bem tudo que envolva a tomada de decisões importantes para tal posto, pois acredita –se que se, eles tiverem a força mental para não se deixarem influenciarem por outras opiniões ou atitudes, ter o conhecimento amplo e ainda, mesmo como um soberano, se mantiver humilde para com os demais, ele (o escolhido), será um excelente educador-governante a todos, por que não esquecerá de olhar por todos, sejam os mais ricos ou mais pobres, e analisar todos os ângulos dos problemas impostos ao Rei Filosofo, pois com a preparação que obteve, a satisfação que ele obtém é de poder estar ajudando aos seus cidadões e poder estar dividindo sua sabedoria com os mesmos.

Platão sustenta que a educação deve vir cedo para que a criança associe mais fácil todo os padrões impostos e que, sejam construídos prédios públicos para essa educação e que tanto meninos e meninas sejam igualmente educados. Naquela época seria algo inovador, pois tanto mulheres e pessoas que não fosse de uma alta classe social, não tinham acesso à educação. Ele queria eliminar esses preconceitos, pois a capacidade de todos pode ser despertada desde cedo, não importando o gênero ou poder aquisitivo dos mesmos, a educação é nada mais que a buscar do conhecimento, esse gerado desde cedo.

Ele era um grande visionário, pois suas idéias para o sistema de educação eram claras e objetivas, mesmo sendo muito rigorosas. O conceito de se moldar um caráter forte, límpido e ao mesmo tempo humilde, para que seja um Rei Filosofo justo, simples e que tenha o respeito de seus cidadões a partir de leis e não coagindo os cidadões utilizando crenças e oratória perversa é de fato maravilhosa.

Mas o quanto poderia ser realmente concluído dessa educação? Que ponto poderia chegar, se numa sociedade, mesmo as de hoje, muitos conceitos, muitas atitudes civis, são quebradas pelos ambientes nos qual o aluno freqüenta, seja familiar, escolar ou em círculos de amizade, pois os mesmos geram grandes influencias sobre o mesmo.

A idéia de se criar um ser humano com tais capacidades, tanto antigamente, quanto hoje, acaba parecendo fora de cogitação, algo que poderia ser alcançado no “Mundo das idéias” de Platão, pois em nosso “mundo”, o “Mundo sensível”, é algo muitíssimo mais complexo de ser realizado, pois a sociedade deve se unir em um todo para que seja instituído novos pensamentos de uma maneira que a Educação seja o pilar principal sem a menor dúvida disso e que todos zelarão por isso, sem deixar que nada afete o rumo das crianças e dos educadores, que também deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com