TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão e a Filosofia

Artigo: Platão e a Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Platão e a Filosofia da educação

De acordo com Platão o principal objetivo da educação era desenvolver uma visão educativa representada principalmente através dos diálogos tendo como base à fundação mental de uma atenção especial a formação dos guardiões cuja função principal era a defesa da cidade.

Platão dava uma grande importância filosófica para a politica tomando necessário submeter os educadores a duras provas de habilitação, os quais incluem a avaliação da faculdade mnemônica, da resistência à dor e a sedução e da capacidade demostrada na execução de trabalhos árduos, os reprovados cabiam trabalhar para a comunidade e os aprovados deveriam prosseguir no processo educativo, estudado matemática e posteriormente dialética.

Para Platão o rei-filosófico era um governante que deveria ter conhecimento para saber distinguir “o bem do mal”, o justo do injusto, sendo que o rei-filosófico não tinha como o ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestigio e riqueza; ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser o educador maior de todos aqueles que governa para fazer homens e mulheres melhores.

De acordo com Platão a educação deveria ter um carácter publico e que seja ministrada em prédios construídos especialmente para esse fim. Onde meninos e meninas receberiam uma instrução igualitária.

Concluindo Platão discutiu a possibilidade de se ter um governo mais justo e com mais ética ele imaginou um modelo de cidade ideal onde o estado deveria ser o responsável pela criação e educação de suas crianças todas com os mesmo direitos de igualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com