TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão e a filosofia da educação

Tese: Platão e a filosofia da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Platão e a Filosofia da Educação

O pensamento filosófico de Platão se desenvolve em consonância com sua visão educativa, a qual é apresentada principalmente nos diálogos A República e As Leis.

Segundo assinala Werner Jaeger (1995, p. 841-842), para Platão o verdadeiro espírito filosófico é aquele que não se deixa perturbar pela variedade de opiniões, tendo como meta alcançar a unidade na diversidade, isto é, “ver a imagem fundamental universal e imutável das coisas: a idéia”.

O rei – filosofo não tem, portanto, como ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestígio e riqueza; ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser educador maior de todos, aquele que governa para fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores.

No dialogo As Leis, provavelmente o ultimo escrito por Platão, o Estado ideal é fundado na lha de Creta, sendo também uma construção mental, e tem por nome “Magnésia”.

Para Platão, toda lei tem um fundamento transcendente, que é a própria divindade. Deus é a “norma das normas, medida das medidas” (IBID, p 1341). Na Republica, o principio universal supremo é a idéia do Bem, que agora, nas Leis acaba por coincidir com a própria mente divina.

Para as crianças mais velhas, Platão recomenda que pratiquem os mesmos jogos com as mesmas regras, pois quem habitua a ser regido por princípios bons não terá, no futuro, necessidade de alterar as leis convenções aprovadas pela comunidade.

O governo proposto por Platão em As Leis é um sistema que combina elementos da aristocracia e da democracia. A administração do estado é exercida por diferentes escalões de funcionários, acima dos quais figura o Conselho Noturno, composto pelos servidores mais idosos e notáveis. Este Conselho não é eleito pelos cidadãos, mas seus membros podem ter sido escolhidos, por via eletiva, para ocupar os cargos públicos que antes exerciam. As principais funções do Conselho Noturno são:

 Desenvolver estudos filosóficos visando a mais completa compreensão das leis que regem o Estado

 Fazer intercâmbio com filósofos de outras cidades a fim de aprimorar as leis existentes em “Magnésia”

 Zelar para que os princípios filosóficos e legais respeitados pelos conselheiros no exercício de suas funções se difundam para o conjunto dos cidadãos.

Segundo Jaeger (op. cit.), embora surpreendente em alguns aspectos, a proposta político-pedagógica de Platão não se modifica substancialmente em relação a que fora apresentada na República porque os conselheiros cumprem papéis análogos aos dos guardiões: são os supremos defensores e os principais difusores da virtude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com