TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Trabalho Universitário: Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  10.988 Palavras (44 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 44

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo estudar o serviço social no Centro de Referencia Especializado de Assistência Social _CREAS-Sé do município de São Paulo, apresenta como objetivo geral analisar o processo de implantação do CREAS-Sé, na região central. E objetivo específico Conhecer as experiências dos usuários dos atendimentos sociais. Conhecer as experiências profissionais dos assistentes sociais no processo.

Organizar os dados dos atendimentos sociais a fim de extrair um perfil dos usuários do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social-CREAS-Sé. A metodologia é ouvir o sujeito deste processo de implantação usada foram coletas de dados de natureza descritiva. A perspectiva teórico-metodológico que descreve como forma metodológica para conhecer a realidade social é o positivismo/funcionalismo. O método do trabalho foi o diálogo com assistentes sociais do CREAS-Sé. Na perspectiva teórico-metodológica, o materialismo histórico dialético.

PALAVRA- CHAVE: Implantação, atuação, fortalecimento de vínculos.

INTRODUÇÃO

A Legião Brasileira de assistência foi um órgão brasileiro fundado em 1942 pela primeira-dama Darcy Samanho Vargas com objetivo de ajudar as famílias dos soldados da segunda guerra mundial.

Com o final da guerra tornou um órgão de assistência as famílias necessitadas em geral. A LBA era presidida pelas primeiras damas. Em 1991, sob a gestão de Rosane Collor, foram feitas denuncias de esquemas de desvios de verbas da LBA.

A LBA foi extinta em 1° de agosto de 1995, no primeiro dia de governo de Fernando Henrique Cardoso., foi ligada intimamente a participação do Brasil na segunda guerra por causa da urgência em mobilizar o trabalho civil em apoio ao esforço na guerra, com isso transformou-se na 1ª instituição social de âmbito nacional.

Criada com a ajuda da federação das associações comerciais e da confederação nacional da indústria, em 28 de agosto de 1942 demarcando uma redefinição da pobreza e da miséria no discurso oficial. Em 1944 construíram no centro do rio de janeiro um prédio de nove andares e dois blocos para sediar a organização e esse edifício recebeu o nome de Darcy Vargas e se transformou numa Meca do serviço social onde atualmente funciona o palácio das ONGs onde reuni 36 organizações não governamentais.

Em 53 anos ocorrerão diversas mudanças, mas também deixou importantes marcas na cultura e nas praticas da assistência social, algumas delas foram o apoio da LBA através dos sistemas de bolsas de estudos e recursos financeiros, viabilizando o surgimento da escola de serviço social nas capitais dos estados, geralmente com movimentos de ação social e católica (Iamamoto 85), com o trabalho da LBA se firmou na figura das primeiras damas a nível federal, estadual e municipal.

Se transformando na maior agencia de serviço social do País, implementou políticas assistenciais marcadas por ações partidaristas e de auxilio emergencial e compensatório, foi utilizada a Mao de obra voluntaria para desenvolver ações complementares, a pratica de parcerias, utilizando relações do publico privado e público.

A guisa de referencia histórica da LBA no período de 1988/89 ocorreu a execução direta da instituição na superintendência do rio de janeiro era estruturada e m três ações básica.

A primeira era ação de apoio a família e ao cidadão com creche, ação básica de saúde, apoio nutricional, bancos de leite humano, educação social, documentação e direito civil e auxilio econômico e financeiro.

A segunda ação era voltada para o incentivo a oportunidades de trabalho aprova as iniciativas da população excluídas das áreas urbanas e rurais,, fomentando a cooperação técnica e financeira para atividades de formação e reciclagem profissional.

A terceira foi à ação de apoio ao desenvolvimento comunitário que constituía na prestação da assistência técnica e/o financeira as organizações para realizar projetos voltados para a melhoria habitacional.

Foram criadas modalidades com programas para a proteção a maternidade, infância, velhos e desvalidos. Havia o apoio a pessoa idosa, constituindo em atendimento individual, grupos de convivência, o trabalho voltava para o aspecto biopsicossociais com objetivo de desenvolver atividades recreativas, com apoio a pessoa portadora de deficiência a LBA realizava doação de cadeiras de rodas, pernas mecânicas, muleta e aparelhos auditivos, etc...

O projeto creche atendia crianças com zero a seis anos visando mães pobres com renda pequena e que trabalhavam. Nos últimos dez anos a LBA houve iniciativas para promover mudanças nas estruturas, funcionamento e nos programas das diretrizes, hoje complementais no LOAS(Lei Orgânica da Assistência Social).

1.2 Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004 e Norma Operacional Básica NOB/SUAS.

Aprovada em 2004, pelo Conselho Nacional de Assistência Social, a PNAS representa o cumprimento das deliberações da lv Conferencia Nacional de Assistência Social, realizada em 2003.Incorporando as demandas da sociedade brasileira no que tange a responsabilidade política, a PNAS define o novo modelo de gestão e apresenta as diretrizes para efetivação da Assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. A NOB/SUAS, aprovada em 2005,pelo CNAS, apresenta os eixos estruturantes para a realização do pacto a ser efetivado entes federados e do pacto a ser efetivado entre os três entes federados e as instancias de articulação, pactuação e deliberação, visando a implementação e consolidação do Sistema Único de Assistência Social SUAS no Brasil.

PNAS tem como uma de suas diretrizes a efetivação de amplos pactos entre Estado e Sociedade que garantam o atendimento de crianças, adolescente e famílias em condições de vulnerabilidade e exclusão social a política de Assistência social reconhecida legalmente como direito do cidadão e dever do Estado na constituição federal de 1988.

A política nacional de Assistência social PNAS e um projeto inovador, que da continuidade a mudança no modo de se conceber o cidadão brasileiro indicada pela constituição federal (1988)e pela lei orgânica da Assistência Social LOAS de (1993) nesta nova concepção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com