TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política E A Filosofia

Dissertações: Política E A Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  1.997 Visualizações

Página 1 de 3

1- Em que sentidos costumamos usar a palavra política?

Usamos a palavra política ora para significar a uma atividade especifica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – opolítico -,ora para significa uma ação coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.

3- O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?

Apolítica parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.

4- Qual o significado da política mais corrente para o senso comum e social?

O significado mais corrente é deconduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ouilegítimos.

6.Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventar o poderpolítico?

Superação entre o público e o privado, superação de autoridade militar da civil, prática da lei como expressão da vontade popular e coletiva, criação do espaço público.

O poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque: Separaram a autoridade pessoal privada do chefe de família-senhorio patriarcal e patrimonial- do poder impessoal público, pertencente á coletividade; separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante; separaram a autoridade militar do poder civil, subordinando a primeira ao segundo.

6- Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventarem o poder político.

Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque:

*Separaram a autoridade pessoa privada do chefe de família – senhorio patriarcal e patrimonial – do poder impessoal público, pertencente à coletividade: separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante;

*Criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deves para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante.

*Criaram a instituição do erário público ou do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos, impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes.

8- Que contradições havia na sociedade greco-romana, do ponto de vista da política?

Em primeiro lugar, a economia era agrária e escravista, de sorte que uma parte da sociedade – os escravos – estava excluída dos direitos políticos e da vida política. Em segundo lugar, a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com