TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponderações sobre Ética, Moral e Corrupção

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.088 Palavras (13 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I

UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – UNEAD

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS SOCIAIS E HUMANIDADES

ADRIANO SOUZA SANTOS

PONDERAÇÕES SOBRE ÉTICA, MORAL E CORRUPÇÃO

NO CASO PETROBRÁS

BRUMADO

2015

PONDERAÇÕES SOBRE ÉTICA, MORAL E CORRUPÇÃO NO CASO PETROBRÁS

Adriano Souza Santos [1]

Dea Carla Pereira Nery [2]

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo acerca da compreensão dos conceitos de ética, moral e corrupção, sustentado, sobretudo em Aristóteles e Kant. A proposta é avaliar a partir dos escândalos de corrupção envolvendo a maior empresa estatal brasileira, a Petrobras, como a ética e principalmente a moral tornam-se frágeis e submetidas a manipulações constantes. A metodologia aplicada foi a revisão de literatura, levantando na mídia as matérias mais relevantes para o entendimento do caso. Após identificar um rol de informações que minimamente delineiam os fatos, foram tecidas considerações à luz dos teóricos sobre a relação dos acontecimentos com os conceitos ora mencionados. O indicativo é que a sociedade esta sujeita a uma postura desvirtuada sem, contudo percebê-la e ainda mais não opondo-se manifestadamente contra ela.

Abstract

This work is the result of a study on the understanding of the concepts of ethics, morality and corruption , sustained , especially in Aristotle and Kant. The proposal is to evaluate from the corruption scandals involving the largest Brazilian state company , Petrobras , as the ethical and moral mainly become brittle and subject to constant manipulation. The methodology applied was the literature review , raising the media the most relevant issues for the understanding of the case . After identifying a list of information that minimally outline the facts , considerations were made in the light of theoretical about the relationship of events with the concepts mentioned herein . The target is that the company is subject to a distorted posture without, however perceive it and even more not opposing it manifestly against .

Palavras chaves: Ética. Moral. Corrupção. Petrobrás.

Keywords : Ethics . Moral. Corruption. Petrobras.

  1. Introdução

As reflexões acerca do comportamento humano remontam aos tempos mais distantes, evidenciando que desde sempre esse foi um assunto fundamental para as sociedades humanas.

Diversas contribuições foram dadas ao tema durante o correr da história, entretanto em nenhum outro momento tais contribuições foram tão profícuas como na Grécia antiga, delineando-se os aspectos gerais e também fundamentais para toda a discussão acerca da ética e da moral vindouras. Aristóteles no século V a.C. já afirmava que,

Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino — por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito, donde ter-se formado o seu nome por uma pequena modificação da palavra (hábito). Por tudo isso, evidencia-se também que nenhuma das virtudes morais surge em nós por natureza; com efeito, nada do que existe naturalmente pode formar um hábito contrário à sua natureza. (Aristóteles, Ética a Nicômaco, Livro I)

Destarte, a virtude intelectual aprimora-se com o exercitar das capacidades racionais, doutro modo a virtude moral necessita da experiência, do hábito para dar forma ao caráter do indivíduo. Se tomarmos por verdadeira tal afirmativa do filósofo obrigamo-nos a pensar que a construção do arcabouço moral do indivíduo será resultado das suas vivências, e por conseguinte a prática constante da justiça, da bondade e da verdade, condicionaria este indivíduo a agir naturalmente de modo justo, bom e verdadeiro

Compreendendo a natureza, o valor e a importância da ética a sociedade em questão reúne elementos para avaliar as ações dos seus integrantes com a capacidade de atribuir-lhes a reputação de certo ou errado quanto ao seu “modus operandi[3], e de maneira contrária a sociedade não deixaria de nomear notadamente sua leitura sobre as ações dos indivíduos, porém sem o sustentáculo que lhe tornaria confiável. A respeito desta tese diz Adolfo Sanchez Vasquez em seu livro Ética:

Por causa de seu caráter prático, enquanto disciplina teórica, tentou-se ver na ética uma disciplina normativa, cuja função fundamental seria a de indicar o comportamento melhor do ponto de vista moral. Mas esta caracterização da ética como disciplina normativa pode levar — e, no passado frequentemente levou — a esquecer seu caráter propriamente teórico. (...) Mas a função fundamental da ética é a mesma de toda teoria: explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.  Por outro lado, a realidade moral varia historicamente e, com ela, variam os seus princípios e as suas normas. Adolfo Sanchez Vasques, Ética, 1999.

Buscando a “pari passu[4] confrontar as reflexões sobre ética e moral às considerações sobre a ideia de corrupção, posto que esta além de materializar o desvio moral, perfaz-se sobretudo, como imposição aos princípios que integram o conjunto das virtudes morais e popularmente são tidos como base da sociedade, a saber, honestidade, honradez, dignidade, entre outros.

A partir destes pressupostos o artigo apresentado tem por objetivo refletir sobre os padrões éticos, e por conseguinte uma análise sobre os posicionamentos morais, vinculados na mídia acerca do principal caso de corrupção ocorrido numa empresa pública brasileira, a PETROBRÁS.

Na senda de compreender como uma ação de corrupção alcançou a população brasileira e reflete possíveis desvios morais de natureza coletiva, na medida em que não produz popularmente a indignação que seria natural, ao tempo que se torna mais um evento frente a uma sociedade que assiste calmamente o desenrolar dos fatos. Enseja a reflexão à razão de diversas situações de mau uso e abuso da coisa pública, em face de uma sociedade que carece de instrumentos teóricos para promover uma avaliação mais técnica e menos passional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com