TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que Filosofia

Artigo: Por que Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Por que Filosofia?

A principio o material estudado apresenta a preocupação de um professor de filosofia, tentando inserir a matéria e incitar aos alunos a terem interesse pela filosofia, porem o que muito lhe deixou triste foi que poucos se motivaram e tentaram ao menos ler algumas obras, mas para alegria do professor os que se interessaram descobriu que na filosofia há muita riqueza. Porem deixou bem claro que esse sucesso não tem repouso, tendo em vista que tudo esta em constante mudança, como também o pensamento filosófico.

Nesse estudo vimos que muitos de nos independentemente de nossa posição na sociedade, devemos filosofar, pensar e não nos deixarmos levar pela vida que a cada dia que passa esta mais engessada, todos resumindo a vida num consumismo esquecendo que a mesma precisa ser vivida, devemos sempre ousar e isso se torna cada vez mais urgente. Esse tipo de visão facilita na compreensão da vida estimula também na aceitação das diferenças raciais, ou também das crenças.

Atenta-nos também de que a humanidade precisa pensar, precisamos ser mais sensíveis coisa quase rara de se encontrar nos dias de hoje, o a que esta sobrando são pessoas medíocres, hipócritas, ignorantes sem capacidade de raciocinar, resumindo em um monte te robôs, que só vivem em meio à tecnologia, não conseguindo raciocinar, nem ao menos se socializar.

A filosofia foi incluída no direito, pois ela busca conhecer o objeto de forma critica, e aquele que a busca conhecer tem são mais ampla para questionar, fazer indagações e se vê obrigado a refletir, contrapondo ao tecnicismo que deriva de uma concepção exclusivamente positivista do fenômeno jurista.

A filosofia em si trata-se de do amor a sabedoria. É algo que existe desde que a humanidade existe, e que precisa ser desenvolvido, e não temos como saber o que e a filosofia antes mesmo de conhece La saber do que se trata, temos hoje muitas ferramentas disponíveis, como os recursos da informática que nos auxilia e muito, porem se não estudarmos a finco terá apenas uma visão abstrata do que se trata a filosofia, por isso precisa ser associado às ferramentas da internet com outras mais, para assim aprimorar nosso conhecimento, sabendo que nem tudo pode ser conhecido a fundo apenas por essas ferramentas tecnológicas, temos que vivenciá-las.

Vivemos em uma sociedade consumista, egoísta que se interessam apenas pelos bens de consumo, portanto descartável, levando a vida se angustiando em trabalhar para sempre comprar mais e mais, esquecendo de que a única certeza que temos da vida é que a morte é certa, e que vira para todos, pois e algo que esta escrito desde que nascemos.

A proposta da obra estudada e a de refletir sobre questões como a verdade, a vida e a morte, a liberdade, a justiça a equidade e o direito. Se todo pense um pouco, se filosofássemos talvez muita coisa fôssemos diferentes, muitos saberiam que a vida e muito mais exuberante, pensaríamos em muitas conseqüências que nossos atos nos dariam, pois a busca da verdade precisa ser um compromisso humano. Pode ate não trazer tranqüilidade, mas confere sentido e dignidade a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com