TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por uma educação básica do campo

Por:   •  21/10/2019  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Licenciatura em Ciências Agrícolas

Disciplina: Gestão Educacional

Resenha Crítica

Nome: Ana Paula Fonsakka de Braga

REFERÊNCIA

KOLLING, E. J. et al. Por uma educação básica do campo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002.

A obra Por uma educação básica no campo trás um histórico dos assuntos abordados no primeiro evento nacional - I Conferencia Nacional: Por uma Educação Básica no Campo, marcado pela discussão e luta na busca de um novo projeto de Brasil, almejando avanços nas politicas públicas visando a construção de novos projetos de desenvolvimento para a educação no campo.

A primeira edição Por uma educação básica no campo foi divulgada logo após a realização do Seminário Nacional Por uma Educação no Campo, ano 2002, nos dias 26 a 26 de novembro, no Centro Comunitário Athos Bulcão, no Campus da Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF. Articulado por representantes de UNICEF, UnB, UNESCO, MST e CNBB, o evento contou com a presença de participação de 372 participantes de 25 estados e representantes de várias Organizações Sociais.

Composto por 50 páginas, a edição é dividida em três capítulos. O primeiro capítulo expõe o contexto histórico da I Conferência Nacional: Por uma Educação Básica do Campo, relata a organização do evento e os esforços de todas as entidades envolvidas no processo de reflexão e mobilização do povo em favor de uma educação que levasse em conta, nos seus conteúdos e na metodologia, o específico do campo.

No segundo capítulo é apresentado o texto-base para a elaboração de uma proposta de educação básica do campo, distribuídos em vários tópicos o capitulo apresenta a realidade do contexto vivenciado pelas pessoas do meio rural, onde são revistos temas como a Educação, Educação Básica, Educação do Campo, Contexto do meio rural na sociedade moderna, entre outros.

No terceiro e último capitulo são discutidos os desafios e as propostas que norteiam o processo de construção de um projeto popular para o Brasil que inclua necessariamente um novo projeto de desenvolvimento para o campo e garantia de que todo o povo tenha acesso à educação. E, dentre os desafios propostos no capítulo permanece o compromisso da continuidade por uma transformação e mais oportunidades educacionais.

RESUMO

Por uma Educação básica do campo (Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002) do autor KOLLING, E. J. et al., oportuniza por meio de suas discussões uma analise reflexiva da educação que permeia o meio rural, destacando a importância da solidificação da identidade que vem sendo construída pelos sujeitos que se juntam para lutar pela educação do campo.

        A necessidade de desenhar traços novos para o jeito e o conteúdo dessa luta, nos convida enquanto educadores a se envolver progressivamente nas lutas sociais e aceitar a se propor mais ativamente em uma educação para o meio rural que possa vincular cada vez mais nossa identidade com uma educação de campo.

O campo existe e legítima a luta por politicas especificas e que torna necessárias criações de projetos educativos exclusivos para quem nele vive, pois no campo vivem milhares de famílias que vão desde crianças até a terceira idade, que vivem e trabalham no campo como agricultores, quilombolas, povos indígenas, pescadores, camponeses, assentados, ribeirinhos, caipiras, entre outras populações que se sustentam direta e indiretamente do que produzem no campo.

Esses povos carregam uma raiz cultural própria, onde seu jeito de viver e trabalhar são diferentes do meio urbano, e que inclui diferentes maneiras de ver e de relacionar com o tempo, o espaço e o meio ambiente, assim como o modo de viver e de organizarem suas famílias, a comunidade em que vivem o trabalho e a educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (71.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com