TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Estudar Filosofia

Trabalho Universitário: Porque Estudar Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

Porque estudar filosofia? em primeiro lugar, essa pergunta ás vezes ela é um pouco perversa, ela está tentando dizer que a filosofia não tem mais valor, não tem mais motivo, nos dias de hoje, que são tão pragmáticos, são tão objetivos, e aquela coisa de ficar filosofando.. filosofando...é uma coisa meia velha e meia sem graça.

Que é completamente errado, é justamente no mundo de hoje, que estudar filosofia e filosofar, se faz cada vez mais necessário pra vida de todos,quando começamos a estudar filosofia, e normal que nossa cabeça começe a se abrir, as nossa s ideias começam a se expandir, a filosofia ela nao serve, e nem deva servir ,embora sempre tem um ou outro que queira usar filosofia pra isso, ela nao serve pra fundamentar nossa ideias, ela serve pra expandir os horizontes do nosso pensamento, muitas vezes quando agente começa a filosofar, agente critica nossas ideias, e agente muda de posiçao ideo lógica, e passa a pensar diferente, isso é muito importante no mundo que cada vez é mais focado,e para de olhar para as laterais,e olhar para as outras possibilidades, e justamente isso que a filosofia passa, ela ajuda a quebrar preconceitos, quebrar lógicas estabelecidas. Por isso de certa forma, ela pode sim, fazer do mundo um lugar cada vez melhor,com pessoas melhores, e assim por diante.

Quanto mais filosofamos, mais buscamos a interpretar o mundo, e não mais simplesmente viver aquilo que vem até nós, com isso buscamos o conhecimento, o conhecimento que supera o conhecimento comum, começamos a descobrir novidades, onde só pareciam existir coisas antigas, começamos á ver definitivamente , que , se as coisas são como são, existem motivos por trás disto.

Quando filosofamos, nós começamos a nos admirar, a nós espantar com o mundo, com a banalidade que está à nossa volta, que a maioria das pessoas parece não perceber, começamos a lidar com o desconhecido, com o enigmático, com o misterioso, aquilo que o mundo objetivo sempre vai tentando chutar de lado. Eu diria que Filosofia configura o saber completamente diferente, do da ciencia, talvez por isso, alguns, acham que ela nao tenha utilidade,.

Mas ela tem uma utilidade sim, ela faz agente perceber, a nossa própria ignorância, com a filosofia nós percebemos nossas incapacidades, nossa miudeza, nossas fraquezas, com isso, podemos aprender a ser mais fortes. Tudo bem... Tudo bem, mesmo assim, alguem pode dizer : -"ah, mas isso não é uma utilidade, filosofia continua sendo inútil". A filosofia nao precisa ser encaixada nessa categoria de coisas úteis, isso porque dentro da unitilidade, é que as melhores coisas estão guardadas.

O inútil tem muito, muito valor, é essencial pra vida humana, porque nos traz um prazer que vai além das dimensões pragmaticas , da rigidez do dia -a -dia.

Qual a utilidade da música?, qual a utilidade da poesia? Qual a utilidade de observamos uma bela pintura artística?

A filosofia nos traz uma experiência de conhecimento completamente diferente de que vamos achar em outras coisas úteis,. Quando encontramos prazer com a filosofia, aprendemos a romper com as verdades , com as certezas, com nossas conviquições, conseguimos superar o nosso tempo, o nosso espaço, superar nossa cultura, conseguimos aprender a olhar o mundo com uns olhos diferentes, olhos críticos, olhos de filósofo.

Assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com