TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque estudar filosofia

Artigo: Porque estudar filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

FILOSOFIA

O QUE É FILOSOFIA?

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria". Poderíamos dizer que filosofia é pensamento; é reflexão; é questionamento. Mas também é produção. Sim é produção a partir do momento que entendamos o que significa produção. Produção é modificar algo em outro algo (ou um ser em outro ser).

PORQUE ESTUDAR FILOSOFIA:

é importante estudar filosofia, porque com ela entendemos sobre os assuntos da vida e aprendemos a refletir sobre nossa existência. A filosofia envolve estudos históricos e temáticos, um assunto bem interessante, porém de certa forma cansativo e polêmico, pois muitas vezes envolve a religião e o modo pessoal que as pessoas pensam.

SENSO COMUM: O SABER DAS OPINIÕES.

senso comum não é análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. É, então, o senso comum que determina ações tomadas sem a devida reflexão (pensamento filosófico). Na Filosofia opinião é a idéia confusa acerca da realidade e que se opõe ao conhecimento verdadeiro .

DO SENSO COMUM AO SENSO CRÍTICO

Senso Comum é todo e qualquer conhecimento que possuímos e que nunca refletimos sobre eles, são subjetivos, isto é, expressam sentimentos e opiniões; são simplificadores, reduzimos um tema complexo em algo simples; não precisam de comprovação, as coisas são porque são; são generalizadores, reúnem vários conceitos em uma só idéia; é auto suficiente,não necessita de comprovação ou experimentação. O conhecimento do senso comum é adquirido espontaneamente, sem muita preocupação com o método, a crítica ou com sistematização.

Já o Senso Crítico ou Científico, é uma atitude de dúvida, antes de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências precisam ser explicadas, e em certos casos afastadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com