TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto PPP

Monografias: Projeto PPP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Num cenário marcado por incertezas, dúvidas e muitas indagações a elaboração do PPP e sua implementação supõe rupturas com o presente e projeções intencionais visando à interferência em uma realidade escolar objeto de estudo e de reflexões por seus protagonistas. A dimensão mobilizadora do PPP revela-se no leque de possibilidades de reflexões e múltiplas indagações no macro contexto das políticas educacionais e de seus desdobramentos, mas prioritariamente, no questionamento e na problematização do que é possível fazer, no micro contexto da escola, ainda que diante de um cenário ‘complexo’ e multifacetado. Cenário este que também contempla diversas perspectivas de análises e de ações coletivas e institucionais. É neste reconhecido desafio de lidar com o instituído, com as tensões e contradições do cotidiano escolar que reside o espaço e a relevância do planejamento, enquanto o pensar e agir edificantes de novas práticas pedagógicas.

Nesta perspectiva, partindo-se de uma concepção de planejamento participativo é que o PPP constitui-se em instrumento de intervenção na realidade escolar visando proporcionar a organização do trabalho pedagógico; a utilização dos tempos e espaços escolares; identificar e valorizar aspirações, ideais e anseios; e sobretudo, mesmo no bojo das diretrizes gerais da política educacional e de uma ‘autonomia relativa’ permite dentre tantas limitações que a comunidade escolar possa refletir, definir, construir coletivamente os pilares de sua trajetória histórico-social.

O PPP remete ao estudo da realidade e do cotidiano escolar instigando conquistas coletivas; não apenas se reporta ao cenário das grandes revoluções; como também remete-se ao âmago das pequenas e contínuas mudanças, das legítimas conquistas resultantes da autoria intelectual coletiva dos seus diversos protagonistas capazes de pensar, projetar e desenhar um caminho e de identidade institucional peculiar a cada escola.

Nessa ótica, Veiga (2003) esclarece que tanto a inovação regulatória como a emancipatória provocam mudanças na escola, entretanto, deve-se considerar as diferenças substanciais existente entre elas. As inovações emancipatórias têm sua origem e destino nas necessidades do coletivo escolar, ao contrário as inovações regulatórias decorrem de prescrições, de recomendações externas à escola; por isso tendem a ser burocratizadas, não sendo resultado de processos participativos e partilhados pela comunidade escolar. É justamente a perspectiva emancipatória do PPP que buscamos destacar no enfoque práticas dialógicas e democráticas.

Assim, entendemos que o projeto político-pedagógico é instrumento de comunicação, interação entre a comunidade escolar e extra-escolar configurando-se também valioso instrumento de intervenção na realidade escolar. A esse respeito indicamos o estudo da Sala Ambiente 1 – Realidade Escolar, como essencial para a construção de uma projeto de intervenção. Nessa ótica também concebemos o processo de elaboração, implementação e avaliação do projeto político-pedagógico como objeto privilegiado de contínuas reflexões, estudos sistemáticos e de pesquisas interdisciplinares e multidisciplinares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com