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Psicologia Do Desenvolvimento

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Por:   •  12/8/2014  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  329 Visualizações

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PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

R: O INATISMO = inato, que já nasce com o indivíduo; o MATURISMO = relativo à maturação, ou seja, a maturidade cognitiva indica o potencial de aprendizagem; e o APRIORISMO = apriori, ou seja, as estruturas do conhecimento são inerentes ao sujeito.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R: Não é exemplo de sala de aula, mas achei interessante dar esta contribuição:

A ÁGUIA E A GALINHA (Uma metáfora da condição humana)

Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista: - Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia. - De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha. Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão. - Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas. - Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia. Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas. O camponês comentou: - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha! - Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã. No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: - Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!

Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas. O camponês sorriu e voltou à carga: - Eu lhe havia dito, ela virou galinha! - Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar. No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: - Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra , abra suas asas e voe! A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...(Autor: Leonardo Boff)

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

R: Quanto à relação epistemológica básica, Becker (1993) afirma que todo o desenvolvimento do conhecimento compete restritivamente ao sujeito (sujeito para objeto). Logo os objetivos da educação para essa concepção estão relacionados ao aprimoramento do conhecimento e na formação do homem através do afloramento do seu conhecimento.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

R: Gestalt defende a psicologia da forma, estuda as relações psicológicas entre percepção e movimento, envolvidos e percebidos pelo sujeito diante de um estímulo, diz que o cérebro é dinâmico.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

R: O Campo fenomenal é onde ocorrem os fenômenos, é tudo o que se passa no organismo em qualquer momento, e que está disponível à consciência, Self é a consciência que o indivíduo tem sobre a própria identidade, sua auto-imagem, mas ele sempre está em busca de algo (a motivação) e Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

R: Segundo Carl Rogers, se o aluno perceber que as suas aprendizagens são significativas, vai estudar sem a necessidade das pressões externas. Portanto o professor deve estar atento às necessidades do seu aluno sem pressioná-lo e sim incentivá-lo.No entanto, o que se espera é uma motivação do aluno, que não dependa somente do professor e sim, da responsabilidade pelo desejo e vontade.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

R: Sobre a aprendizagem significativa de Rogers, podemos perceber que não tem a ver com metodologias, mas sim com atitudes do professor que deixa de ser um mero emissor de informações e passa a uma situação de responsabilidade maior que é transmitir o conhecimento de tal forma que este se torne pleno de significados para o aluno, sendo trabalhado nas situações da vida prática do aluno ou de algo que lhe cause um conjunto de sensações ou percepções com sentido, experiência para a pessoa que aprende.

8. O que é equivalência de estímulos?

R: A equivalência de estímulos são situações que estabelecemos operações lógicas sobre o que nos cerca, estudos verificou que relações entre estímulos podem levar a formação de classes de estímulos equivalentes, que sustentam as propriedades matemáticas de reflexividade, simetria e transitividade, assim, emergem relações que não foram diretamente ensinadas.

9.

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