TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a distinção entre ética e moral?

Por:   •  5/7/2019  •  Resenha  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade final- Ética

  1. Qual a distinção entre ética e moral?

A moral está diretamente relacionada aos costumes e podemos dizer, culturas e regras, estabelecidos por cada sociedade. É uma conduta específica, prática e visa a ação, trata o certo e o errado. Já a ética são os valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Podemos exemplificar dizendo que ética trata do bem e do mal partindo de um princípio permanente e universal.

  1. O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique.

A formação do juízo ético nos ensina sobre o certo e o errado dentro do ambiente em que vivemos, ou seja, está diretamente ligada ao que as interações sociais nos ensinam.

  1. Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles?

Para Aristóteles, a felicidade é a finalidade de toda ação humana, é um bem supremo. É buscando felicidade que o homem define sua conduta e seus comportamentos. E para que essa tal felicidade resulte na construção de uma boa vida, é necessário que todas as capacidades e possibilidades humanas sejam desenvolvidas por meio da razão.

  1. Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética.

Podemos comparar situações como, maltratar uma pessoa é contrário ao dever. Já ajudar uma pessoa, é agir de acordo com o dever. E dentro da ideia de agir de acordo com o dever, temos as ações realizadas meramente conformes ao dever, que é por exemplo ajudar uma pessoa por interesse ou compaixão. E a as realizadas por dever, que seria ajudar alguém apenas para cumprir a obrigação moral.

  1. Que critérios podem ser utilizados, para fundamentar nossas escolhas, considerando a teoria ética utilitarista?

O utilitarismo liga as ações diretamente as suas consequências, e não as intenções, como no caso de Kantiana. O utilitarismo é imparcial. Ele diz que a forma de agir deve promover a felicidade de todos os afetados pela ação, inclusive o próprio indivíduo praticante. A ação é considerada correta se ela promove sem distinções, ou seja, de forma imparcial, os interesses de todas as pessoas envolvidas, sendo o interesse de cada pessoa, a felicidade.

  1. Quais as principais críticas elaboradas por Nietzsche e Foucault à moral?

Nietzsche critica Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugam as forças instintivas e vitais do ser humano. Onde se relaciona a ideia de como os arranjos sociais são responsáveis pela domesticação da potência humana. Onde depois, Foucault retoma a proposta de Nietzsche e investiga a genealogia do poder que constitui a formação da moral ocidental.

7.Como a ética da alteridade de Emmanuel Levinas apresenta a responsabilidade para com o outro, considerando a radicalidade da diferença?

Para Levinas, não há uma regra universal que permita a igualdade entre os sujeitos, ou seja, não existe uma unidade de valores para todos.

Ele diz ainda que é o apelo no rosto de outro indivíduo que desenvolve a responsabilidade de ajudar. Não é a liberdade do indivíduo que resolve ajudar o outro. A ética da alteridade não defende a ideia de amar o próximo como a si mesmo, e sim que o outro é singular, que não podemos transpor a ele o que definimos melhores para nós. Concluindo assim que uma situação sincera de amor, pode não estar presente em uma relação de ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com