TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o propósito da filosofia na ciência da educação?

Tese: Qual é o propósito da filosofia na ciência da educação?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 01

Qual a finalidade da Filosofia, para a ciência da Educação?

A Filosofia é o que fundamenta e interpreta a educação, ela dispõe de reflexões com relação ao educado e ao sistema educacional em sua totalidade, logo o que é Filosofia na educação, passa a ser Filosofia da educação. Sendo que os problemas educacionais envolvem os problemas da própria realidade.

Problemas que causam impacto na educação, quanto mais complexos, mais coincidem na educação. Na educação estamos em constantes pesquisas, à Filosofia é importante para todos, desperta a reflexão, análise coerência o questionamento, e convencimento sobre todas as coisas que desejamos pesquisar.

ATIVIDADE DA AULA 02

Por que dizemos que a introspecção é o característico da filosofia de Sócrates?

Introspecção o ato de observar, examinar os próprios sentimentos e pensamentos, a introspecção é o característica de Sócrates porque se exprime no famoso lema conhece-te a ti mesmo, torna-se consciente de sua ignorância sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da sabedoria mediante a virtude.

De acordo com o filósofo, a introspecção esta ligada a uma reflexão sobre a vida, principalmente sobre o próprio indivíduo, a partir de um olhar interno crítico, esse indivíduo poderia alcançar o auge de sabedoria e conhecer sua voz interior. Em Sócrates se alcançava uma intensidade e profundidade que se concretiza e se persoinfica na voz interior divina, do gênio ou demônio.

ATIVIDADE DA AULA 03

Discorra sobre o pensamento gnosiológico de Santo Agostinho.

Santo Agostinho considera a filosofia praticamente, platonicamente, como solucionadora do problema da vida, ao qual só o cristianismo pode dar uma solução global, todo o seu interesse central está limitado aos problemas de Deus e da alma.

O problema gnosiológico é sentido por Agostinho, que o resolve, superando o ceticismo acadêmico mediante o iluminismo platônico. Ele conquista uma certeza, a certeza da própria existência espiritual, daí tira a verdade superior, imutável, condição e origem de toda a verdade particular.

Embora desvalorizando, platonicamente, o conhecimento sensível em relação ao conhecimento intelectual, Agostinho admite que os sentimentos, como o intelecto, são fontes de conhecimento, como para a visão sensível além do olho e da coisa, é necessária a luz física, para o conhecimento intelectual, seria necessária uma luz espiritual.

ATIVIDADE DA AULA 04

Por que dizemos que a através da reflexão radical, devemos entender a expressão em seu sentido literal, ou seja, a reflexão radical, trata-se de uma reflexão que vá à raiz dos problemas, buscando atingir suas últimas e mais profundas ramificações?

A filosofia radical é para poucos, mas para consigamos chegar a essa realidade temos que exercitar sempre e precisamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com