TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quase Deus

Trabalho Escolar: Quase Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 2

QUASE DEUSES. Direção: Joseph Sargent. Produção: Cort/Madden.EUA. HBO, 2004.

O filme Quase Deuses narra a história real vivida por Vivien Thomas um afro-americano e do Dr. Alfred Blalock de forma acentuada. Com ênfase na narrativa, o filme narra sobre duas pessoas diferentes em níveis de classe social e racial, o que leva a ser uma narrativa da Segregação Racial, embora aponta também, a importância da pesquisa cientifica para a vida humana. Retrata enfim, o preconceito racial no qual os negros eram e discriminados por causa da cor da pele. Além disso, o filme aborda outros temas polêmicos, como a revolução da medicina.

A história é bem interessante e vem mostrar a realidade vivida por muitos negros em uma sociedade preconceituosa. No decorrer desde filme, é possível ver cenas onde se acentua o racismo e preconceito da sociedade dessa época. Thomas, por exemplo, apesar de sua inteligência e contribuição na evolução da medicina não teve seus méritos reconhecidos por ser negro, não tinha livre acesso no hospital onde trabalhava, e tinha de bater seu ponto como um empregado de terceiro setor, setor onde todos eram negros.

A história retrata o comportamento da sociedade da época, e por tudo isso, envolve discussões de forte cunho social como o preconceito, racismo e ética no trabalho. Pode-se notar, por exemplo, o preconceito não só com o negro na pele de Vivien, mas também com a mulher na figura da Doutora. Helen Taussig que não teve seu trabalho reconhecido e na atitude do próprio Vivien ao negar á sua esposa o direito de exercer uma atividade remunerada fora do lar.

Relacionado o contexto do filme com a questão ética, pode-se pensar que a sociedade da época fere as exigências setoriais e regulamentações específicas relacionadas á ética da pesquisa, já que atropela, por exemplo, a definição II. 1 e II. 3 dessa regulamentação, visto que foram inicialmente omitidos fatos ou informações que, no decorrer de uma pesquisa, foram encontrados pelo pesquisador, bem como foi negado o benefício da pesquisa a Vivien, participante na pesquisa.

Relacionado o filme com a ética na pesquisa, vamos ver que o filme é fundamentado em experimentos com animais, o que de um lado é positivo, já que isso pode poupar a vida humana, mas não deixa de ser uma violação ao direito dos animais, sobretudo na perspectiva dos defensores dos direitos dos animais.

De um modo geral, percebe-se que existe ética na pesquisa realizada, principalmente quando se considera que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com