TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que é Filosofia?

Ensaio: Que é Filosofia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Ensaio  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  222 Visualizações

1. Que é Filosofia?

Literalmente filosofia pode definida como sendo o amor pela sabedoria. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje?

A filosofia contribui para o despertar do indivíduo, ajuda o desenvolvimento do espírito investigativo e da autocrítica que está inerente ao comportamento humano.

3. Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais

Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia e a Sociologia foram aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio.

Tal exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os benefícios que a disciplina oferece aos alunos que trabalham com ela.

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com