TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário a Respeito do Texto Antígona

Por:   •  2/9/2021  •  Abstract  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual seu principal objetivo de Sófocles ao mostrar o confronto entre Antígona e Creonte?

2) Hémon vem à presença de seu pai preocupado com a sorte de Antígona, mas também preocupado com a imagem do rei, que está começando a ser mal visto pela população. Em todo o seu discurso, o príncipe defende que a opinião do povo deve ser levada em consideração, não estando preocupado com a opinião dos deuses ou com os costumes. Quais as intensões desse discurso?

3) Você concorda que uma das questões atuais vista no texto refere-se à questão feminista?

1) Acredito que o principal objetivo foi mostrar o conflito existente entre o que Antígona entendia e acreditava ser direito, nesse caso direito natural e divino, e o que Creonte acreditava ser direito, nesse caso a lei humana crida por ele mesmo. Ambos estavam convictos que estavam corretos, absortos suas próprias crenças sendo elas a verdade absoluta para cada um.

2) Seu principal objetivo era alertar o pai da insatisfação que as suas atitudes e a maneira como estava lidando com o que, no seu entendimento, era o crime cometido por Antígona, estava gerando nos cidadãos da pólis ao qual seu pai governava. O seu conselho visava a liberdade da sua prometida e, também, a manutenção do poder do seu pai.

3) Acredito que é possível fazer um comparativo da narrativa da história de Antígona, com as lutas feministas atuais. Antígona foi uma mulher corajosa, que desafiou as leis impostas pelos homens de seu tempo e, que mesmo sabendo das consequências que suas ações poderiam ter, resolveu arriscar lutar pelo que acreditava que era correto. A luta feminista de hoje não é tão diferente da luta de Antígona. São mulheres lutando pelo seu espaço frente a uma sociedade tomado pelo poder masculino, e que, na sua maioria, é regida e comanda por homens, que ditam as normas e as regras sociais deixando de considerar qualquer perspectiva feminina a respeito do que é de interesse de todos, sejam homens ou mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com