TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Filosofia

Artigo: Questões De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  3.014 Visualizações

Página 1 de 4

Página 284 - questões 1 a 21

1- Considerando-se os dois sentidos da palavra grega éthos, quando nasce a Filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética?

2- Explique por que Sócrates incomodava os atenienses.

Sócrates desenvolveu um método de conhecimento denominado Maiêutica, que era o "parto de ideias", ele indagava os cidadãos, fazendo os a pensar em conceito que faziam parte do universo, da realidade, da pólis grega e também empregava a ironia, fazendo perguntas para desconstruir falsos conhecimentos. Sócrates por causa de sua filosofia, de seu amor ao conhecimento, foi acusado por alguns atenienses de não venerar os deuses da cidade, de introduzir novações religiosas e corromper os jovens de Atenas, a gravidade era tamanha que foi acusado à morte, durante o julgamento ele teve a oportunidade de negar suas ideias, mas preferiu a morte à negar o conhecimento, a filosofia, busca da verdade.

3- O que Aristóteles entendia por práxis? Como a distinguia da técnica?

Na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir são inseparáveis ou idênticos, pois o agente, o que ele faz e a finalidade de sua ação são o mesmo. E distingue a ética da técnica como praticas que diferem pelo modo de relação com a ação e com a finalidade da ação.

4- Segundo Aristóteles, qual é o campo das ações éticas? Por que essa concepção exclui o necessário e o contingente do campo ético e afirma a importância do possível?

Não são definidas pela virtude, pelo bem e pela obrigação, mas também pertencem àquela esfera de realidade na qual cabem a deliberação e a decisão. Porque não deliberamos sobre o necessário, pois o necessário é o que é, e sempre será tal como é independente de nós. Deliberamos e decidimos sobre o possível, isto é, sobre aquilo que depende de nós, de nossa vontade e de nossa ação. “A vontade guiada pela razão” outro elemento fundamental na vida ética.

5- Explique a distinção aristotélica entre o que é “por natureza” e o que “é por vontade”.

A diferença entre o que é por natureza (ou conforme à physis) e o que é por vontade (ou conforme a liberdade) é que o necessário é por natureza; possível por vontade.

6- Qual o legado ético dos filósofos antigos?

Três grandes princípios da vida moral: por natureza, a virtude e a conduta ética.

7- Como os antigos concebiam a vida ética? Por que, para eles, a vontade era tão importante?

Buscando o bem a felicidade. Porque era ela que deveria ser fortalecida para permitir que a razão controlasse e dominasse as paixões.

8- Quais as mudanças na ética antiga trazidas pelo cristianismo?

Em primeiro lugar, a ideia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade nem com os outros, e em segundo lugar a afirmação de que somos dotados de livre-arbítrio.

9- Quais são as virtudes cristãs?

Fé, esperança e caridade.

10- Quais são os pecados capitais?

Gula, avareza, preguiça, luxúria, ira, soberba e inveja.

11-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com