TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Educação Matemática

Por:   •  5/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Questões de Educação Matemática III

Polyana Amaral    RGA:201811306024

  1. O que distinguem um pensamento científico do senso comum?

O pensamento científico se baseia em fatos obtidos através de experimentos e observações que comprovem a veracidade do objeto de estudo, segundo o autor Fonseca, “o conhecimento é um esforço para resolver contradições”, ou seja, buscamos meios, como por exemplo através dos métodos da ciência (pesquisa, observações, atestar veracidade ou falsidade), para comprovar se tal contradição é verídica ou apenas um senso comum. Contudo, o senso comum é contraditório ao pensamento cientifico, pois não se baseia em um planejamento, ou estudo de um determinado método, o senso comum se desenvolve a partir de ações não planejadas, surgindo assim de maneira instintiva. Sendo assim, o senso comum pode variar de acordo com o conhecimento relativo da maioria dos sujeitos num determinado momento histórico.

  1. Com base no texto, o que é Ciência?

Segundo o autor Fonseca, “ciência é uma forma de conhecer o mundo”, é o saber produzido através do raciocínio lógico associado à experimentação prática, caracterizando-se por um conjunto de modelos de observação, identificação, descrição, investigação experimental e explanação teórica de fenômenos. O método utilizado pela ciência, método científico envolve técnicas “exatas”, objetivas e sistemáticas. Embora a ciência seja dita como um conhecimento obtido através de observações e fatos verídicos que a todo instante podem serem “testados”, não se deve ser considerada como a única forma de se conhecer o mundo, quando na verdade é apenas uma das maneiras de se obter um determinado conhecimento. Mas como o autor Minayo discorre que “regras universais e padrões rígidos que permitiram uma linguagem comum divulgada e conhecida no mundo inteiro, foi um ponto crucial para fazerem da ciência a “crença” mais respeitável a partir da modernidade”.

  1. Como Boaventura de Souza Santos enquadra a natureza da Ciência?

Segundo tal autor, a natureza da ciência pode ser enquadrada em três momentos, tais quais:

  • Paradigma da modernidade
  • Crise do paradigma dominante
  • Paradigma emergente

Segundo o autor, o paradigma da modernidade é o que está em vigor atualmente, o qual tem como base as ideias de Copérnico, Kepler e dentre muitos outros, mas considerando apenas uma forma de conhecimento verdadeiro e uma só racionalidade experimental, quantitativa e neutra, considerando o homem e o universo como máquinas. Por outro lado, a crise do paradigma dominante tem como referencias as ideias de Einstein, onde o homem se encontra num momento de revisão sobre o rigor cientifico, o qual se pauta no rigor matemático de construção de novos paradigmas. E por fim, o paradigma emergente o qual se deve consolidar nas premissas de que todo conhecimento cientifico-natural é cientifico-social, e todo conhecimento é local e total, ou seja, que pode ser utilizado fora do seu contexto de origem.

Contudo, ao analisar estes três pontos, podemos concluir que o autor releva para nós uma caracterização do paradigma dominante da ciência moderna, a alegação de que vivemos em um período de crise do paradigma atual e transição para um novo paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com