TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES SOCIAIS

Projeto de pesquisa: REDES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 19

REDES SOCIAIS

Fredson Rocha Negrine

Hudson Mageski Recco

Jeniffer Candida

Thiago Grazilio de Souza

RESUMO

A análise de redes avançou rapidamente nas ultimas três décadas, a expressão “redes sociais na internet” vem sendo utilizada para designar sites que oferecem ferramentas e serviços de comunicação e interação centrados em um padrão egocentrado de relacionamentos. Alguns potenciam rede mediada por computador. Outros propiciam a produção narcísica de perfis vêm vínculos obrigatórios com a realidade e estimulam a competição pelo aumento compulsivo de rede de contato, incluindo “estranhos”.

Palavras-chave: Redes sociais. Facebook. Meios de Comunicação. Novas Tecnologias.

1. INTRODUÇÃO

As redes sociais têm conquistado muitos adeptos nos últimos anos, todos os dias milhares de pessoas se conectam compartilhando informações e consequentemente expondo suas opiniões sobre política, perspectivas, experiências e o comportamento das empresas, assim criando uma nova forma de construção social. Segundo Marteleto (2001, p.72), as redes sociais representam autônomas, unindo ideias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. Neste artigo, dar-se-á destaque o Facebook, pelo fato desta rede social ter se alastrado pelo mundo.

O objetivo desse artigo é analisar como a comunicação foi moldada com o passar dos anos, como ela repercutiu na forma de pensar de uma sociedade e o que isso revolucionou com o avanço dela, chegando à era do Facebook, a ferramenta que mais tem modificado e acelerado esse fluxo de informações.

A comunicação é o elemento primário de uma relação entre indivíduos. Ela foi moldada com o passar dos anos, repercutindo diretamente na forma de pensar de uma sociedade.

Nos tempos atuais as mídias são o principal fluxo de informação. A internet é o caminho mais rápido e dinâmico que trouxe as redes sociais que hoje tem grande influencia no cotidiano de um cidadão. O Facebook, até hoje, é a rede que mais revolucionou a comunicação, abrindo uma oportunidade de maior interação entre uma pessoa com o resto do mundo.

2. AS NOVAS FORMAS DE INTERAGIR: As redes sociais

Segundo Chiaveneto (2010, p.313), a comunicação e fundamental para o funcionamento coeso, integrado e consistente de qualquer organização. Instrumento como o Facebook é detentor de grandes poderes,quando as suas informações são utilizadas coerentemente, transformam informações em conhecimentos e passam a ser o diferencial mais importante no atual cenário corporativo. No entanto, é indispensável utilizá-lo adequadamente para criar novos produtos, diversificar mercados e encantar, conforme afirma o referido autor. A força dessa ferramenta comunicativa pode ser conferida nas mudanças que ocorrem no mundo todo.

Historicamente os homens estabeleceram relações sociais com outros grupos sociais, para tanto recorriam aos sinais de fumaça (Período Paleolítico) as escritas nas pedras (Período Neolítico) e pergaminhos (Sociedades Antigas). Nestas o acesso a escrita ficava restrita a uma pequena facção de classes, com o desenvolvimento das forças produtivas e concomitantemente das relações sociais suscitava novos instrumentos de comunicação. Nas sociedades modernas o advento da imprensa alterou significativamente as comunicações entre as civilizações, às noticias eram divulgadas em pequenos jornais.

Com o advento da Revolução Industrial se aperfeiçoaram os instrumentos de comunicação, agora a necessidade era incentivar o consumo dos produtos industrializados, (radio telefone, TV computadores conectados a internet).

Há alguns anos, a comunicação de massa era de um para todos, os espectadores dos meios de comunicação não é mais passivo, hoje, todos produzem e recebem informações através da maior rede de comunicação do planeta: a internet.

Informação e sempre fluxo e para o sujeito, ela funciona como troca com o mundo exterior, o que lhe confere seu caráter social. Assimilada, interiorizada, e processada por um sujeito especifico, ela e a base para sua integração no mundo, propiciando ajustes contínuos entre o mundo interior e o mundo exterior (TÁLAMO, 2004, p.1).

A comunicação se transforma logo a sociedade se transforma: são indissolúveis. Os impactos provocados pelas novas tecnologias transforma o modo de pensar e de se relacionar com o mundo do ser humano. As redes sociais por sua vez, ultrapassaram o objetivo exclusivo de relacionamento,e passaram a ser fonte de pesquisa e noticias, possibilitando ao leitor não apenas o acesso à informação, mas a capacidade de produzi-la. Com base nisso, tudo que esta na rede é provisória pode ser modificado, recriado ou complementado. (MALINI, 2008).

A internet e a mídia social passaram a ser um espaço de colaboração, baseada na interação e participação ativa do que produz e recebe conteúdo (FERRARI, s.d.p.130). Com o sucesso das redes sociais seus atributos tornaram-se imprescindíveis para a sociedade atual. Possibilitando momentos de lazer e aproximar amigos, familiares e estabelecendo contatos profissionais, as redes sociais conectam a vida e trazem outros meios de comunicação para a vida das pessoas especialmente para o cotidiano das organizações.

O Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004,operado e de propriedade privada da Facebook Inc..Em fevereiro de 2012. O Facebook tinha mais de 845 milhões de usuários ativos. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil.

Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho na faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como “as pessoas do trabalho” ou “amigos íntimos”. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrado do site.

Conforme Marcio Okabe, engenheiro eletrônico que utiliza as redes sociais como ferramenta de trabalho, o Facebook é um site de relacionamento criado por Mark Zuckerberg, no ano de 2004. O objetivo desse site era o compartilhamento de links, vídeos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com