TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA BOAS-VINDAS Á FILOSOFIA

Por:   •  10/4/2017  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  1.689 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

BOAS-VINDAS Á FILOSOFIA

Mariliena Chaui escreveu a obra Boas-vindas á filosofia, publicado pela editora wmfmartinsfontes com 56 páginas, sendo que a resenha critica será feita apenas da página 7 á 30.

A escritora do livro é brasileira, com formação na Universidade de São Paulo – USP (1965-1971), e Biblioteca Nacional da França – BnF (1987). Suas obras relatam temáticas profundas como a universidade pública, ideologia e cultura, tendo como destaque os livros “Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo”, “Repressão Sexual”, “Introdução à História da Filosofia”, “A Nervura do Real”, “Convite à Filosofia”, entre muitas outras.

Na sua obra Boas-vindas a Filosofia, destaca o prazer do pensar, quanto mais se reflete, mais nossa mente liberta o prazer de exercitar a reflexão. Assim como os exercícios físicos.

O primeiro capítulo da obra trás a pergunta “Filosofia pra que?”, a autora responde que ela não serve para nada. A sociedade e a cultura criam necessidades para a utilidade pratica de tudo, pois julgam saber qual é a serventia delas. A autora faz um breve significado de ciência e filosofia, os fundamentos teóricos das ciências não são científicos, mas filosóficos, e, sem a Filosofia, as ciências não seriam possíveis. Eis a utilidade. A utilidade da Filosofia não se encontra nos serviços teóricos que prestaria às ciências, mas em ensinamentos morais e éticos.

Em seu segundo capítulo destaca a importância de entrar em crise com as informações do senso comum, pois não procura comprovar a veracidade ou correção das crenças e opiniões. O senso comum afasta da realidade. As variações de opiniões são uma questão de gosto ou de preferência individual. “É assim, porque é assim”, dizemos sem refletir. Sem se perguntar: “será que as coisas são assim como eu pensava?”, surgindo assim a crise dentro do próprio eu.

A atitude filosófica é tanto negativada (não ao senso comum, crenças, opiniões...), quanto positivada (uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos). O que é? Por que é? Como é? São essas as perguntas fundamentais da atitude filosófica. Tornando suas características principais a atitude crítica. Os costumes levam o significado “ser do contra” a palavra crítica, mas é apenas a capacidade de examinar e avaliar detalhadamente algumas coisas.

As perguntas “O QUE É?”, “COMO É?”, “POR QUE É?”, “PARA QUE É?” são fundamentais para a reflexão filosófica. Pois interrogam e levam á necessidade de explicar a tendência do ser humano em relação ao mundo e a si mesmo com relação desejo de se conhecer-se. A racionalidade não é única coisa que há no ser humano, temos também os sentimentos, desejos e vontades, que agem e se relacionam com outros seres vivos. Tendo divisões a realidade exterior que é ao pensamento, e a interior que é as relações entre si.

Apesar de a autora dar seu significado a Filosofia, ela apresenta quatro definições gerais:

a) Visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. Definição que não consegue acercar-se da especificidade do trabalho filosófico. Apenas contém alguns aspectos que poderão entrar em sua definição.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com