TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Ensaios: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 9

1

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

2ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo dirigido a distância.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 Apreender os determinantes históricos que justificam a profissão, por meio do acesso ao conhecimento científico, as tecnologias da comunicação e da informação, possibilitando a formação do profissional para o exercício da profissão.

 Compreender e identificar os problemas sociais de forma crítica, numa perspectiva da totalidade, estudá-los autonomamente, participar e responder ao grande debate ético e político da sociedade brasileira.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

OBJETIVO DO DESAFIO

Refletir sobre os Deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio-Ambiente, a fim de desenvolver uma práxis consciente e crítica na Sociedade Contemporânea.

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Produção de um Relatório que aproxime o Capítulo II do Código de Ética do Assistente Social, que trata “Dos Deveres Fundamentais” da profissão, e a “Carta da Terra”, um projeto de iniciativa das Nações Unidas, contendo princípios éticos para a construção de uma sociedade justa, sustentável, pacífica no século XXI.

DESAFIO PROFISSIONAL

O profissional de Serviço Social necessita aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre os deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio-Ambiente, a fim de

3

desenvolver uma práxis consciente e crítica na Sociedade Contemporânea em seu trabalho.

Sobre o Código de Ética do Serviço Social, é importante saber que o código tem como principal objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de Serviço Social. Essa legislação oferece orientações e mecanismos para o controle da atuação profissional, definindo os direitos e deveres dos Assistentes Sociais e dos Conselhos Profissionais para assegurar uma prática segundo "Princípios Fundamentais".

O atual Código de Ética (1993) foi o quinto elaborado pela categoria, surgindo da necessidade de se garantir um estatuto ético para a profissão. O texto nasceu a partir de um processo de construção coletiva, com participação direta dos profissionais, através dos seus órgãos representativos.

Os Códigos anteriores foram nos anos de 1947, 1965, 1975 e 1986, sendo que, os três primeiros tinham visões conservadoras, fundamentadas no Neotomismo. Já o Código de 1986 foi uma expressão de conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica, tradicional e conservadora, predominante nos Códigos anteriores, e afirmação de um novo perfil do técnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente, pensando de que forma esse profissional se compromete com a classe trabalhadora.

Para desenvolver um trabalho que permitisse a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão em uma atuação vinculada ao Meio Ambiente, era preciso também saber mais sobre a “Carta da Terra”, que é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.

A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético, para guiar a transição para um futuro sustentável.

É muito importante saber que a Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se

4

desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000, a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.

A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional. Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.

À luz desta legitimidade, um crescente número de juristas internacionais reconhece que a Carta da Terra está adquirindo um status de lei branca (“soft law”). Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, são consideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para os Governos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e, muitas vezes, servem de base para o desenvolvimento de uma lei strictu senso (hard law).

Neste momento, em que é urgentemente e necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez mais necessárias e a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum em meio à nossa diversidade, adotando uma nova ética global, partilhada por um número crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento em que a educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Carta da Terra oferece um instrumento educacional muito valioso.

Agora que já fez uma leitura mais aprofundada do Código de Ética do Serviço Social, aprofundando seu conhecimento sobre ele, trabalhou a “Carta da Terra”, em que estão dispostos princípios para uma ética planetária, isto é, fundamentos de um meio-ambiente e sociedade sustentáveis. Com estes dois documentos em mãos, você já pode estabelecer parâmetros para pensar em sua futura atuação profissional, pensando em uma sociedade justa e sustentável. Seu desafio é redigir um relatório final com as reflexões dos documentos que você teve acesso, para tanto siga os passos:

PASSO 1

Faça a Leitura atenta do Capítulo II do Código de Ética do Assistente Social, refletindo sobre a postura profissional crítica e consciente exigida pelo texto. Código de Ética do Assistente Social. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1965.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2014.

Após a leitura, redija o primeiro relatório, em até duas páginas, sobre a postura exigida pelo Código de Ética do Assistente Social, para construção de uma sociedade humanizada, justa e sustentável.

5

PASSO 2

Faça a Leitura atenta da “Carta da Terra”, em que estão dispostos princípios para uma ética planetária, isto é, fundamentos de um meio-ambiente e sociedade sustentáveis. Carta da Terra. Disponível em: <http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html>. Acesso em: 05 jun. 2014.

Agora, redija o segundo relatório, em até duas páginas, sobre os desafios da Sustentabilidade no contexto social do século XXI, destacando a postura do Assistente Social diante dos temas: ecologia sustentável, justiça social e econômica, democracia e paz.

PASSO 3

Considere-se um profissional de Serviço Social no século XXI, diante do Código de Ética de sua profissão e do desafio de uma Sociedade Sustentável, qual é o seu papel no processo de conscientização e desenvolvimento de novas práticas neste contexto social?

PASSO 4

Redija o Relatório Final. Este Relatório deve conter as reflexões dos passos 1, 2 e 3.

Lembre-se que o tema do seu Relatório Final versará sobre os Deveres do Assistente

Social diante da Ética e do Meio-ambiente, em nome de uma Sociedade Sustentável.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Para auxiliar você na elaboração deste Desafio Profissional leia os artigos:

NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.Estud. av. [online]. 2012, vol.26, n.74, pp. 51-64. ISSN 0103-4014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a05v26n74.pdf >. Acesso em: 30 ago. 2013.

Este artigo apresenta o conceito de Sustentabilidade desde a sua origem e contexto. Além disso, o artigo explica as influências sociais, políticas e econômicas sobre a ideia da construção de um meio-ambiente e sociedade sustentáveis. Por meio da leitura do artigo, você conhecerá as dimensões do desenvolvimento sustentável. A primeira dimensão é a ambiental, ou seja, trata do equilíbrio entre produção, consumo e preservação dos ecossistemas. A segunda dimensão é a econômica, ou seja, eficiência na produção e no consumo com economia dos

6

recursos naturais. A terceira dimensão é a social, afirmando que uma sociedade sustentável só será possível mediante a garantia dos meios necessários a uma vida digna para todos os cidadãos, implantando a justiça social. Com este artigo, você perceberá que a sociedade do século XXI nasce sob o signo da contradição, da incerteza e da esperança de que transformações sociais ocorram, beneficiando o meio ambiente, a vida humana e social.

Leia, também, o seguinte artigo: SARMENTO, Hélder Boska de Moraes. Ética e Serviço Social: fundamentos e contradições. Rev. katálysis [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 210- 221. ISSN 1414-4980. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v14n2/08.pdf Acesso em: 30 ago. 2013. Este artigo problematiza os fundamentos éticos na sociedade contemporânea, especialmente diante do desafio das diferenças e do efetivo exercício ético e político. O artigo parte da fundamentação do filósofo Marx, que, em suas obras, situa o homem diante da sociedade capitalista e industrializada da contemporaneidade.

Nesta sociedade, o ser humano se vê constantemente desafiado a pensar as relações entre ética e política, sendo necessária a conscientização, o exercício da crítica e a construção de uma nova práxis social. A partir do artigo, você aprofundará ainda mais o tema dos fundamentos éticos no Serviço Social. Para isso, uma das primeiras orientações dadas pelo artigo refere-se ao conhecimento do projeto ético-político e profissional do Assistente Social. A práxis é vista como a forma mais eficaz de união entre ética e política, a partir de uma ação consciente, crítica, transformadora e criativa no meio social.

Outro artigo é essencial para sua leitura e compreensão, a fim de realizar um Desafio Profissional fundamentado na prática ética do Assistente Social, diante do desafio do Desenvolvimento Sustentável.

ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva

econômico-ecológica. Estud. av.[online]. 2012, vol.26, n.74, pp. 65-92. ISSN 0103- 4014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a06v26n74.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2013.

7

O artigo apresenta a noção de desenvolvimento sustentável a partir das perspectivas econômica e ecológica. Em primeiro lugar, o artigo traz o conceito de desenvolvimento sustentável e suas implicações. Para que possamos ter um desenvolvimento sustentável, a sociedade precisa ser eficiente, inclusiva e equilibrada, ou seja, não basta pensar em uma ascensão econômica, sem pensar, de outro lado, a questão ecológica e a garantia dos direitos humanos e sociais. O artigo é construído, do ponto de vista de uma economia ecológica, ou seja, a busca contínua do bem-estar humano através da produção material, em um nível equilibrado e compatível com os limites do planeta. Trata-se de não buscar apenas o crescimento do consumo, mas junto a ele um crescimento cultural psicológico e espiritual, garantindo as condições necessárias para a vida e realização plenas dos seres humanos em seu contexto ecológico, social, político, profissional.

POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL

Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no formato .doc / .docx, (Word), para a avaliação do tutor.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Desafio Profissional: Nota – 0 a 4 pontos.

Observância a padronização e às orientações para a construção do projeto.

PADRONIZAÇÃO

A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização:

1. Em páginas de formato A4;

2. com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

3. fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;

4. espaçamento de 1,5 entre linhas;

5. se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

8

6. com capa, contendo:

6.1. nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;

6.2. nome completo e RA do (a) aluno (a);

6.3. título da atividade;

6.4. nome do Tutor (a) a Distância (EAD);

6.5. cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

DIAS. Reinaldo, Fundamentos da Sociologia Geral. 4 ed. Editora Alínea, PLT 254. 2009.

CARBONARI, Maria E. E.; SILVA, Gibson Z. (orgs.); PEREIRA, Adriana C. (orgs.) et al.

Sustentabilidade na Prática : Fundamentos, Experiências e Habilidades. 1ª ed.

Valinhos: Anhanguera Publicações, 2011.

COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL

NOBRE, Mª Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues. Desafio Profissional de Filosofia Aplicada ao Serviço Social, Sociologia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente. [Online]. Valinhos, 2014. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: jul.

...

Baixar como  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »