TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTAS DO TEXTO ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS

PROFESSORA: ELEANOR PALHANO

ALUNO: RENATO CAMPELO

RESPOSTAS DO TEXTO ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA

BELEM-PARÁ-2018

1) Em que sentido dizemos que o trabalho é uma práxis? Reflita sobre a relação entre teoria e prática e de que maneira essa relação fica comprometida em inúmeras atividades de trabalho.

R= O trabalho constituísse como uma práxis quando comparamos a ação humana com o instinto animal na modificação da natureza, pois enquanto o primeiro irá modifica-la por questões instintivas, o segundo a fará de forma planejada, por meio do trabalho, o qual requer a união do pensar teórico (idealização, concepção...) com a prática, resultando na realização do trabalho. O trabalho não necessariamente deverá ser uma atividade considerada como tortura, pois o mesmo contribui para a realização do ser, considerado atividade da teoria e pratica unidas. Porém, com a sociedade industrial e a criação das fabricas a teoria e prática são elementos separados dentro da escala de produção, onde o indivíduo que concebe está separado dentro da linha de produção do indivíduo que a botara em pratica, criando assim a burocracia de dominação e alienação que os controlará levando-os a produzir um trabalho que não mais o pertencerá.

2) Algumas pessoas (e também jornais) consideram a greve de trabalhadores como um modo desordeiro de exigir soluções para impasses, com prejuízo da economia nacional; outros admitem tratar-se de recurso legítimo, uma arma de pressão para conquistar e fazer valer os direitos do trabalhador. Posicione-se a respeito, fundamentando seu ponto de vista.

R= Acredito que a greve é considerada um instrumento válido pela luta de direitos e contra a manutenção ideológica que se encontra presente nas relações de trabalho entre empregador/trabalhador, pois através dela é possível criar um abalo, que por mínimo que seja, abala a posição de dominação do patrão, principalmente economicamente, levando o mesmo ao diálogo com a classe trabalhadora. É claro que isso não retira a questão ideológica do processo, pois as posições de classe ainda continuam as mesmas e em alguns casos, pelo fato da ideologia dominante permear por todos os setores da sociedade, alguns trabalhadores se colocarão em oposição ao direito a greve. Na sociedade dita pós-moderna e com a tecnicidade do trabalho, foram criados postos e trabalho onde a greve se tornou um instrumento obsoleto, mas em muitos cargos ela ainda se encontra como melhor meio de obter retornos para uma classe subalternizada.

3) O que é ideologia e qual a sua função?

R= A ideologia se caracteriza por um conjunto de ideais e valores que unem os grupos sociais e os leva a progressão dentro da sociedade em que estão inseridos. Outra face da ideologia pode ser observada dentro da sociedade vigente e expressada dentro do trabalho, por exemplo. Nas passagens de sistemas vigentes como a do feudalismo para o capitalismo, existiram conflitos ideológicos dos grupos dominantes contra os dominados, pois a ideologia dominante garante a manutenção da sociedade em prol dos seus beneficiados. Quando acontece uma ruptura no sistema e o grupo dominante é substituído pelo grupo até então dominado, o grupo que assume agora cria seus mecanismos de controle também, ou seja, suas ideologias de manutenção social, como ocorreu na revolução francesa ou burguesa. Esta ideologia poderá não favorecer a maioria, porem será reproduzida por ela em seus valores e ideias, ajudando a manter a alienação do trabalho, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com