TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexao Sobre Pensamento de Nietzsche e Foucault com o filme A Experiência

Por:   •  24/6/2019  •  Monografia  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  261 Visualizações

No experimento foram definidos os dois grupos, os presos e os guardas. A ideia principal do filme é essa questão de como agimos sob pressão, no caso dos “detentos”, no caso dos “guardas” de como agimos com o poder nos concedido e como nossos valores afetam nas decisões nestas situações.

Analisando o pensamento dos filósofos que estão sendo estudados, podemos dizer que é clara a relação de poder que começou a se estabelecer no convívio entre os detentos e os guardas, como diz Focault: “O poder está em toda parte; não porque englobe tudo, e sim porque provém de todos os lugares”. Ainda na visão de Foucalt, ele diz que o poder se estabelece na sociedade, e com isso, há reações e resistência, como claramente pudemos ver no filme, onde o ator principal a todo momento estava desafiando as pessoas que obtinham “poder” sobre ele. Do outro lado, os guardas também o desrespeitavam, tentando mostrar poder e “exigir” o respeito que eles “deveriam”, e assim sucessivamente.

No pensamento de Nietzsche, onde ele diz que há dois grupos o “instinto de rebanho”, através do qual o homem chega, pelos costumes, à convicção de que é preciso obedecer, e o “instinto do espírito livre” no qual reinam o prazer, a autodeterminação e a liberdade de vontade. Isto se mostra claramente no filme, pois podemos perceber que aquele homem que diz que não se deve ser influenciado, assume o instinto de rebanho, pois ele nada questionava, apenas fazia o que era mandado sem maiores problemas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com