TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento de Foucault

Por:   •  12/8/2016  •  Dissertação  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

O pensamento de Foucault seria algo que poderíamos chamar de transversal; já que ele passa por diversos campos como: Filosofia, História, Sociologia, Direito, Psicologia.

Foucault muda as orientações de suas pesquisas algumas vezes durante o percurso de pensamento que ele produz, e alguns autores chegam a falar em três Foucault, 1ª fase arqueologia, como se ele desenvolvesse um método arqueológico de pensamento ;

 2ª fase Genealogista, um Foucault preocupado com a questão do Poder, sob influencias pensando na genealogia das relações de poder.

3ª fase Quando ele se dedica a pensar sobre a questão da Ética, quando ele volta aos antigos estudando toda historia da sexualidade, encontrando nos gregos e romanos, uma outra maneira de se viver e de tematizar a vida.

Em entrevista ainda em vida, Foucault dizia não ver essas mudanças de percursos, já que ele sempre se preocupou com o problema do sujeito. Assim temos o sujeito tematizado com sua relação com o saber, na fase arqueológica; O sujeito tematizado com sua relação com o poder, na fase genealógica; E o sujeito tematizado com sua relação ‘consigo mesmo’, na fase da ética, na fase que ele pensa a estética da existência.

  • Para Foucault nós não temos uma verdade universal.
  • Foucault influenciado por Nietzsche  não vai trabalhar nem com essa hipótese da verdade como sendo universal, nem com a hipótese psicológica e relativística da verdade, ele vai trabalhar coma verdade como sendo uma produção histórica, uma invenção histórica que depende de um conjunto de forças.
  • Portanto a verdade é um efeito de relação de poder, é verdade aquilo que as pessoas se colocam numa determinada posição de poder impõem como sendo verdadeira num determinado histórico,
  • Foucault mostra que o poder produz saber, assim como saberes produz novas relações de poder, ou são usados para manutenção de determinadas relações de poder. Na teoria de Foucault é difícil separar os efeitos de saber e os efeitos de poder. Saber e poder, estão intimamente relacionados.

- Se a gente pensar na educação como um instrumento de cuidado de si, nos também podemos ver no processo educativo, o modo do sujeito cultivar a si mesmo. Podendo ver no processo educativo, não apenas um processo transmissão de saberes, de transmissão de conhecimento; educação extremamente conteúdista, essa educação que sempre tem um objetivo externo ao sujeito, há sempre um objetivo externo colocado para o processo educativo; muito pouco se pensa no processo educativo como um processo de construção efetiva do sujeito, no qual o objetivo é cultivar-se, formar-se, fazer-se, construir-se através desse processo educativo.

Nas ultimas obras de Foucault o que podemos é descobrir é a possibilidade de pensar educação como processo de cultivo de si mesmo, de cuidar de si mesmo. Já que a tarefa do educador acaba sendo a tarefa de cuidar do outro, o educador é aquele que cuida dos estudantes, aquele que está velando pelo processo de construção dos estudantes; ao mesmo tempo em que cuida do outro, o educador cuida de si mesmo.

Abrindo um espaço para o estudante (sujeito) esteja também em processo de cuidar de si mesmo, de cultivar-se. Cada sujeito aprende a suportar da melhor maneira possível o seu corpo, e lidar da melhor maneira com seu espírito, com sua mente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com