TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacao filosofia e historia

Por:   •  9/11/2016  •  Seminário  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Pelo ponto de vista de recursos hídricos nosso pais tem uma posição privilegiada e conta com uma rede hidrográfica bastante extensa e expressivas reservas subterrâneas de agua. Porem, a distribuição do recurso é bastante desigual no território, isso basicamente quer dizer que certas regiões apresentam excesso na oferta de agua, enquanto outras sofrem com a escassez, como exemplo de abundância temos a Amazonia equatorial e como exemplo de ausência de recursos hídricos temos o sertão semi-árido do nordeste, então temos muita agua mas distribuída de forma irregular.

E alem disso também existe uma grande desproporção entre os recursos hídricos e a distribuição da população no território brasileiro. O maior potencial hídrico por exemplo, esta na região Norte, a menos populosa, enquanto as regiões mais densamente povoadas, justamente as que possuem maior demanda de agua, como o sudeste o nordeste e o sul, apresentam menor potencial hídrico, bem esse gráfico pode simplificar um pouco (gráfico).

Ainda que a escassez de agua na região do semi-árido brasileiro seja em decorrência de seus baixos índices pluviométricos, *que é o somatório da chuva neve ou granizo num determinado local num determinado período de tempo* o problema vai alem disso e afeta na estrutura social e econômica da região. Dificultando o acesso de grande parte da população à agua.

Já nas regiões mais populosas do Brasil como o Sudeste, os problemas estão ligados ao consumo excessivo e níveis altos de degradação dos recursos hídricos, que acabam limitando o volume de agua potável disponível para a população. Na capital paulista por exemplo, devido a intensa poluição e contaminação dos rios tiete e pinheiros *e seus afluentes*, grande parte da agua que abastece a Grande Sao Paulo precisa ser captada de bacias hidrográficas distantes. No entanto, isso não impede a constante ameaça de racionamento de agua na capital paulista, ao mesmo tempo que encarece o preço final da agua para o consumidor.

Este quadro aqui apresenta os principais problemas na gestão dos recursos hídricos em cada uma das regiões:

Região Norte: problemas com saneamento básico e manejo da biodiversidade terrestre e aquática.

Região Nordeste: escassez de agua e salinização de mananciais, doenças transmitidas pela agua e alem disso os recursos hídricos disponíveis são distribuídos desigualmente.

Região Centro-Oeste: desafio de proteção da biodiversidade com vista à sustentabilidade dos recursos disponíveis.

Região Sudeste: baixa disponibilidade de agua per capita e problemas com o tratamento de recuperação das fontes de água disponíveis.

Região Sul: desafios de proteção dos recursos hídricos por causa da intensa urbanização e do uso agrícola.Há uma íntima ligação entre filosofia e história.

A Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados a um meio ou a um momento em que se vive. Enquanto disciplina, estuda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com