TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do filme: Ponto de mutação

Por:   •  24/4/2015  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

FILME: PONTO DE MUTAÇÃO


        O filme “Ponto de Mutação” narra um encontro entre três pessoas em uma ilha na França, um político, um poeta e uma cientista, que discutem sobre a natureza e o ser humano. A abordagem de diferentes faces e diferentes pontos de vista faz uma conexão do conhecimento humano dentro do ponto político, físico e literário e mostra como cada campo em discussão pode enriquecer a visão do outro.

        O ponto central da discussão é a crise de percepção pela qual a humanidade tem passado e a necessidade de uma nova visão de mundo. A proposta do filme é a de que é mais correto se falar em inter-relações como a descrição da realidade do que dizer que certas partes atuam de tal forma para definir o todo.

        A cientista defende que embora Descartes tenha sido muito importante para a humanidade, seu pensamento mecanicista atrapalha a sociedade atual. Enxergar apenas as partes e não o todo foi o erro de Descartes e fez com que as nações se interessassem somente por suas próprias partes, criando o individualismo.

        Ela utiliza exemplos, como o desmatamento da floresta amazônica e a morte de crianças por desnutrição e doenças evitáveis em todo o mundo, para defender seu ponto de vista sobre a individualidade das pessoas, demonstrando que grandes potências mundiais exploram países menores em busca de seus próprios interesses.

Segundo a cientista “os lucros privados são hoje obtidos às custas de exploração social ou ambiental”.

        Por outro lado, o político apresenta a ideia de que o modelo de Descartes ainda é válido e que o único meio de conseguir mudanças através da política é fazendo isso por pequenas partes, sendo impossível mudar o sistema como um todo. Um exemplo utilizado por ele é a taxação da venda de carne vermelha para diminuir o consumo e melhorar a saúde da população, além de degradar menos o meio-ambiente. Quando questionado pela cientista o motivo disso ser impossível, ele explica que essa mudança afetaria todo o comércio envolvendo a carne vermelha e colocaria em risco a economia do país.

        O poeta, diferentemente da cientista e do político que fazem uma análise objetiva de tudo, nos faz analisar a subjetividade das coisas. Não podemos sobreviver apenas da lógica se quisermos evoluir, nossa visão de mundo e pensamentos são subjetivos. Devemos trabalhar a nossa visão crítica e entendermos que o mundo não é feito apenas de uma coisa ou outra, mas feito de tudo. Ele questiona se o homem é uma ilha. O homem não pode ser uma ilha, pois se relaciona em sociedade e com a natureza para sobreviver.

Por fim, podemos concluir que para que a humanidade mude e evolua é necessário que essa crise de percepção seja superada e que os problemas deixem de ser pensados de forma isolada, mas que lembremos que fazemos parte de um todo: o universo. Não se deve olhar para os problemas do mundo tentando solucioná-los separadamente. Devemos entender as conexões entre eles para depois resolvermos os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com