TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: As Origens Do Pensamento Grego

Pesquisas Acadêmicas: Resenha: As Origens Do Pensamento Grego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  2.093 Visualizações

Página 1 de 5

Entre desenvolvimentos e terocessos, a história da Grécia Antiga é caracterizada por constantes invasões e contato direto com o Oriente, desencadeando o surgimento do pensamento filosófico. Segundo Vernant, a Filosofia se opôs às formas míticas e fantasiosas usavam para explicar o mundo. Já como política, a Filosofia questionava e buscava pelo “logos” (o pensamento demonstrado e comprovado em forma de verdade).

Nos primeiros capítulos do livro destaca-se a queda do sistema palaciano, herança de Creta. Este sistema ganhou uma forma própria no Reino micênico (até o século XII a.C), decisivo para a quebra do equilíbrio do “anax”, o Rei. O soberano, como senhor absoluto, era responsável e dominava todos os setores da vida social do povo, contando ainda com apoio dos seus subordinados diretos: o controle e regulamentação de todas as atividades sociais e setores econômicos pelo monarca são garantidos pelos escribas e por outros dignários, que têm domínio de todos os fatos e acontecimentos do reino, contabilizam a produção, as encomendas, as contribuições impostas aos indivíduos ou grupos, o movimento das atividades militares, os sacrifícios aos deuses, as taxas previstas pelas oferendas, etc. Possuem um relatório completo de tudo interessa ao anáx e disseminadores dos desejos reais por todo o território do reinado.

Com a invasão dórica o anáx perde seu poder de controle, de harmonizar a vida dos aqueus com o serviço dos funcionários da realeza. Em tempos homéricos,duas forças se opõe: A aristocracia guerreira e as comunidades rurais. O conflito violento entre essas duas forças gerará de um momento de desorganização, de reflexões e especulações política e moral. Isso desigará um primeiro modo de “sabedoria” humana; diferente da concepção aquéia do anáx absoluto.

A palavra se torna arma poderosa nas decisões da vida social e é na cidade que a atividade política tomará a vida dos cidadãos. A Ágora, a praça pública, torna-se o grande centro da polis. Nela são debatidos, discutidos os assuntos de interesse popular, agora expostos, longe dos mistérios e segredos nas condição de debate de oratória (agón). E é na praça pública com a prática da política, da persuasão, da retórica que nasce as primeiras formas de sabedoria: a filosofia, que coopera para uma noção diferente de poder nessa nova maneira de pensar da aristocracia guerreira da Grécia. Pode-se arricar a falar de um espírito de igualdade, diferentemente do estado de submissão própria do sistema palaciano.

A Tal quadro urbano acaba por refletir também no espaço mental, fazendo-se descobrir um novo horizonte espiritual:As relações entre os homens e suas vidas sociais sofrem uma verdadeira intervenção. A palavra não é mais a forma mais correta. O debate de contradições, a discussão e a argumentação ganham um espaço cada vez maior para o desenvolvimento do raciocínio do cidadão da pólis. Vãos surgindo os chamados “filósofos” que querem uma resposta para várias indagações e não se satisfazem com as respostas dadas pelos mitos de Homero.

Todas as questões de interesse geral tinham como função a regularização e definição da arché. Todavia, a arte da política torna-se o exercício essencial e eficaz através das funções de cada individuo na pólis. Outra característica está no anúncio das manifestações mais importantes da vida da sociedade: a palavra passa a ser escritae ao lado dos textos de Hesíodo e Homero, a formação da palavra política dá base para a chamada paidéia (educação) grega.

Já alegislação é marcada pela questão do homicídio deixar de ser uma questão particular, por exemplo, mas algo a se prestar contas para a sociedade, é considerado impuro no âmbito de toda a comunidade.

Com relação à economia, aparecem fenômenos de importância pelo contato com os povos do oriente e pelo fracasso e queda do império de Creta-Micenas.

Com a discussão de valores éticos e morais e elaboração das leis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com