TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Filme O nome da Rosa

Por:   •  14/5/2017  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

O titulo do filme é embasado em uma narrativa literária de Umberto Eco o que foi estreado nos anos 80. Possui 130 minutos de duração e, é conjecturado na época da baixa idade média, em que se evidência desagregação do feudalismo e a constituição da globalização na Europa Ocidental. A Obra é um relato da vivencia religiosa da época de XIV, o enredo se da em um presbitério Italiano, onde encontra se uma ampla biblioteca composta de infinitas biografias e documentações históricas, que eram considerados censurados, no qual nem todos religiosos tinham permissão de acessa lós, devido às informações restritas. Um religioso de nome Franciscano aparece ao presbitério, onde foi designado para e investiga alguns costumes dos mosteiros e uma variedade mortes que estavam acontecendo dentro daquela organização. Os óbitos aconteciam de forma similar, às particularidades tinham indicativos comuns em si, extremidades e línguas cianóticas, o que indicava provas de que os óbitos eram supostamente causados pela mesma circunstancia, era a interpretação da obra envenenados, que foi redigido pelo filosofo Aristóteles e que enaltecia a magnificência do Contentamento, o que romperia toda uma estrutura magistral que a igreja católica proclamava. Este exemplar era de conteúdo limitado, por conter informações de cunho ameaçador a doutrina cristâ. A igreja argumentava que a ironia possibilitava ao homem a ausência de reverencia a Deus, isso debilitaria a base da igreja sobre seus seguidores. Ou seja, a igreja detinham documentações com informações proibida, restrita aos cristãos e que de forma alguma poderiam ter conhecimentos desses conteúdos assim, não teriam como questionar os costumes religiosos garantindo os princípios da religiosidade. Dessa forma quem indagasse e estivesse em desacordo com a doutrina da igreja era rigorosamente castigado pelo tribunal eclesiástico que foi criado para assegurar a igreja e estreitar alianças com as autoridades governamentais, ou seja a igreja continuaria no topo da pirâmide socioeconômica da época.

O renascimento que se originou se na Europa no começo do sec. XIV, é a mesma época que acontece o filme, “Atritar com a igreja”, durante a ação cultural, o renascimento resgata da ancianidade dos estudiosos, os princípios filosóficos e inatista, que denotados se opunha as doutrinas em que Deus é o centro do universo e ao dogmáticos (a verdade sem questionamento) apoiados e conceituados pela igreja.

Alicerçado nos princípio renascentista o religioso Franciscano trajava da ciência para desvendar os crimes do mosteiro e contrariava o tribunal eclesiástico na figura do inquisidor Bernardo Gui.

Foi por meio da ciência que vários enigmas da igreja foram desvendados. O informe que a igreja se beneficiava, foi obtido através do entendimento e da racionalidade, e consciente do amplo poder do conhecimento pode oferecer ao individuo, aprisionou muitos livros por muito tempo e agregado a ele o conhecimento com a intenção de permitir que a sociedade continuasse desinformada, pois isso seria mais lucrativo para igreja.

As inquisição que orbitário pelo aprisionamento do conhecimento estavam além do respeito e do receio , chegam a questões mais destemidas e individualista, de natureza social e econômica. Ou seja, o que aprisionado por décadas por esse religiosos foram a verdade que possibilitaria a libertação da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com