TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Filosofia

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

SILVA, Edna Lúcia da. MENEZES, Estera Muszkat Menezes. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Ed. Rev. Atual. Florianópolis: UFSC, 2005. p.19.

Resenhado por: Ricardo Farias¹

No capítulo A Pesquisa e suas Classificações as autoras Edna Lúcia da Silva e Estera Muszkat Menezes tratam da importância da Pesquisa para a atuação do pesquisador. Neste capítulo as autoras defendem a importância da pesquisa como meio de alcançar respostas indagações da Sociedade e também uma forma de muda-la resolvendo assim uma dor e sofrimento dos atores envolvidos, tentando assim encontrar uma resposta e/ou solução para o problema sugerido.

Quanto a classificação das pesquisas, as autoras destacam a pesquisa básica e a pesquisa aplicada. Esta focaliza na prática, aquela gera conhecimento novos sem a prática. Segundo Appolinário (2016, p.62), “ a pesquisa básica estaria mais ligada ao incremento do conhecimento científico sem quaisquer objetivos comerciais[...]”. Isso demonstra que a pesquisa básica não gera mudanças econômica nos atores envolvidos por não gerar resultados práticos, uma vez que no ponto de vista comercial faz-se necessário criações de novos processos e aplicação de métodos para constatação de resultados.

Assim, obtendo uma visão completa da atuação do profissional da educação voltado para a pesquisa, o referido pesquisador precisa ter coerência na natureza de sua pesquisa e como extrair dados e informações para gerar resultados palpáveis ou que tragam respostas para a sociedade. As autoras deixam bem frisadas as informações pertinentes ao conhecimento da apuração dos resultados a partir da escolha coerente da natureza da pesquisa. Partindo-se do pressuposto de que a problemática abordada pode obter boas soluções se a forma de investigação estiver coerente.

Segundo as autoras, faz-se necessário definir a forma de abordagem da pesquisa para a coleta de informações. Em pesquisa quantitativa os dados serão os frutos de análise, onde possivelmente serão observados e a partir de números poderá chegar a um mínimo denominador comum para alcançar. Esses embasamentos foram fazem parte de um contexto cronológico na vida das duas autoras. Onde ambas faziam parte de atividades de extensão após uma vida de pesquisa voltada a biblioteconomia e informação, onde tabular e arquivar informações podem ser atividades importantes para registrar informações e dados.[pic 1][pic 2]

Outrossim, as autoras definem a pesquisa qualitativa como a que gera resultados a serem analisados a partir de fenômenos e atribuições de significados para que assim possa alcançar as respostas necessárias de uma problemática. Filosoficamente, o fator qualitativo remete o pesquisador a fazer parte de uma sensibilidade social por expor os atores a análise de vida, de postura, comportamento. Gera um estudo de caso aprofundado onde a visão do pesquisador requer sensibilidade e simultaneamente amadurecimento para coletar informações e ser fiéis a elas em seus relatórios.

O capítulo trata ainda, na página 21, sobre a classificação da pesquisa quanto aos seus objetivos. As autoras mostram com embasamentos teóricos que a pesquisa possui finalidades, uma pesquisa pode ser exploratória trazendo somente relatos e revisão de literatura para descrever determinada problemática e quais as experiências práticas puderam ser levantadas a partir do contato com pessoas que obtiveram aquele problema e como as mesmas alcançaram a solução, se possível. Pode ainda, uma pesquisa ser descritiva para levantar pesquisa em uma amostra, pode ser utilizada com técnicas de coleta de dados, como relatar tal comportamento de uma determinada amostra. A explicativa, como as autoras ressaltam, necessita de uma experiência para gerar relatos concretos sobre o porquê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com