TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Filme : O Silêncio de Melinda

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  2.960 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE ILHÉUS

Disciplina:  Psicossomática Ênfase I

Docente: Ana Cristina

Discentes: Chauanna Bueno ; Silvania Nascimento

Resenha Crítica de Filme : O Silêncio de Melinda

O filme o silêncio de Melinda, cujo nome em inglês diz-se speak, e traduzido para o português é falar ou pronunciar-se, pertence ao gênero do drama e foi lançado no ano de 2004. A narrativa traz a história da jovem Melinda de 13 anos que entra no ensino médio, e em uma festinha promovida por colegas desta escola, Melinda aciona a polícia. Devido a este fato ela sofre rejeição, bulling pelos colegas de escola e até por meninas que até a ocasião eram suas amigas. Melinda fica deprimida e solitária pelo afastamento de seus amigos sem mesmo saber o motivo pelo qual a jovem chamou a polícia. No dia da festa Melinda foi abusada sexualmente por um garoto mais velho que estuda na mesma escola, com a confusão que gerou a chegada da polícia e a revolta dos que ali estavam pelo mesmo motivo, Melinda não contou para ninguém o que aconteceu naquela noite, o que lhe gerou um trauma, que afetou não só as suas relações de amizade dentro da escola como também, com os seus pais.

Ao longo do filme é possível observar as consequências do estupro na vida da garota, sobretudo como ela sofre em silêncio, fato que ocorre com muitas mulheres na sociedade atual vítimas de estupro, na maioria das vezes devido a culpa que sentem, no caso de Melinda, culpa por ter destruído uma festa dos colegas e se envergonhar de contar em meio a uma confusão em publico o que havia ocorrido. Este silêncio devido ao trauma acarreta em muitas complicações psicológicas, psicossomatiza e gera depressões e outras doenças.

É importante evidenciar que, no filme relata um fato importante para umas das formas da vítima iniciar o processo de encorajamento para falar do trauma, que se da através da escrita, também podendo ser utilizadas outras formas como desenho, dança e expressões artísticas, as quais podem ser interpretadas pelo profissional e ser aprofundada para uma terapia. Assim, o filme é uma reflexão sobre a importância da fala e o quanto é libertador o diálogo, principalmente com um profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com