TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Socrates

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Sobre Socrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Sócrates nasceu em Atenas em 470/469 a.C. e morreu em 399 a. C., em virtude de sua condenação por “impiedade” (ele foi acusado de não crer nos deuses da cidade e por ser mal influencia para os jovens da época). Mais acreditasse fielmente que a morte de Sócrates tenha sido por influencia politica. As ideias e teses de Sócrates lhe renderam muitos seguidores e pessoas de todas as idades gostavam de suas pregações, esse “mexer” com o povo lhe fez ter muitas inimizades e aversões. Sócrates não escreveu nada ele fala por Platão. O que deixou claro a incógnita sobre as obras de Platão e Sócrates, pois em alguns casos não se sabe se as ideias são de Platão por Sócrates ou Sócrates falando por si próprio.

O homem e a sua psyché, e um dos temas de maior produção de debates e ideologias, foi a grande pergunta inicial, o que gerou o “boom” da filosofia. Os naturalistas que começaram a questionar: “o que a natureza ou a realidade última das coisas?”, Sócrates por sua vez, procurava responder: O que é a essência do homem?

Resposta: “o homem é a sua alma”, nossa alma nos distingue de qualquer outra coisa e por “Alma”, Sócrates entende a nossa razão e a sede de nossa atividade pensante e eticamente operante. Para Sócrates, A alma é o seu consciente, ou seja, a consciência e a personalidade intelectual e moral. Então que a alma se molda conforme a educação que recebemos e conforme a sociedade dita? Ou ela já se designa alma formada no nascimento? Esse consciente é motivado pelas necessidades dos homens? Sim, não? Lemos que com essa “descoberta”, Sócrates criou uma tradição moral e intelectual, e a Europa seguiu essa tradição e se tornou o que é hoje, um continente culto, de pessoas com pensamentos voltados pra cultura, aos bons costumes e tradições familiares, ao exemplo de educação que da a cada dia ao restante dos continentes, claro que existe os mesmos tipos de depravados e ignorantes lá e aqui, sim, existe, porém a essência do homem europeu e muito diferente da essência dos homens do novo continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com