TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sócrates

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

SÓCRATES E OS SOFISTAS

Thainá Zagonel Socachewsky

Professora Flávia Maria de Paula Soares

CURITIBA

2015

        O capítulo Sócrates e os Sofistascomeça falando de como a sociedade se encontrava naquela época. Sócrates e os sofistas, apesar de adversários, compartilhavam da visão do homem como cidadão da polis, interessados pela ético-politica. A sociedade, naquela época, começava a democracia. Para a resolução de leis, por exemplo, todos se reuniam em uma assembléia e discutiam, até chegar a um acordo que fosse bom para todos. Nessa época também, a filosofia surgiu como um fato cultural. Além disso, vêm a arte do discurso, da oratória, e da retórica, e, junto com elas, os sofistas.

        Os Sofistas surgem, na verdade, na época da transição entre a oligarquia e a democracia. Sua principal característica era o domínio da oratória, da retórica e do discurso. Eles faziam uma formação dos cidadãos, uma preparação para a vida política e participação da sociedade. Se consideravam filósofos e educadores.

        Os mais importantes Sofistas foram Protágoras e Górgias. Protágoras tinha suas ideias associadas ao humanismo e relativismo. Acreditava que não havia outra instancia a recorrer além da própria opinião a fim de produzir consensos. Desenvolveu também a ideia da antilogica, em que a pessoa deveria pensar em argumentos pró e contra sua posição. Sabendo os contras, ele sempre saberia rebater com o pró certo. Górgias defendia a impossibilidade do conhecimento definitivo e imutável, Para ele, mais importante que o verdadeiro é algo que pode ser provado ou defendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (299.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com