TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Socrates

Artigos Científicos: Resenha Do Filme Socrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  6.293 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME SÓCRATES

Após assistirmos o filme Sócrates (Socrate, 1971), do diretor italiano Roberto Rossellini, tivemos como compreensão que toda a obra se passa em Atenas, onde erauma das cidades mais importantes daquela época.

O filme inicia-se com uma batalha entre Esparta e Atenas, logo sai derrotada e manda derrubar seus muros. Acontece mudança de regras e métodosde julgamento, pois estava sendo discutida questões sociais, políticas e filosóficas em Atenas.

É neste contexto histórico, que viveu dos mais célebres filósofos daquela época – Sócrates(469 a.C. – Atenas, 399 a.C. – 70 anos), onde toda a obra está baseada nos principais relatos de Platão (428 a.C. – Atenas, 347 a.C.).

Naquele tempo toda vida social se dava através daoratória (arte de falar bem em público), o que Sócrates dominava muito bem; e assim as discussões eram travadas nas ruas. Sócrates nada mais era do que “um parteiro de almas”, libertando os jovens de falsascrenças e pseudos-verdades. Além disso, ele defendia que o conhecimento não deveria ser vendido, muito menos pagar preço para obtê-lo, como fazia os sofistas.

Em um certo momento no decorrerdo filme, Sócrates abordou: “Consideremos todas as opiniões mesmo que não concordemos com elas. O que me importa é estar de acordo comigo mesmo e nunca fazer o contrário daquilo que penso. (...) O queeu sei mais do que os outros? Só sei que nada sei.” Para Sócrates, o verdadeiro filósofo é aquele que julga nada saber.

Aprofundando na sociedade daquela época, esta encontrava-secentralizada em falsas crenças e leis de acordo com seus mandamentos. Em outras palavras, aquele que não concordasse com suas crenças, era considerado impuro e severamente punido. Um dos seus discursos,Sócrates pregou que eram as nuvens que provinham às chuvas, e não um deus, como a sociedade acreditava, que era o deus dos deuses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com