TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Socrates e os sofistas

Por:   •  10/4/2015  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  2.379 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

SOCRATES E OS SOFISTAS

                                                                        

Mariana Batalha Franco, Psicologia            

turma A, 1º periodo

Curitiba

2015

O surgimento da filosofia se deu a partir de influências culturais, históricas e sociais. Esses fatores sucederam-se através do desenvolvimento  da atividade comercial da sociedade grega, do estabelecimento de cidades-Estado e da permanência da sociedade ateniense. Como conseqüência, ocorreu um forte progresso no comércio e na expansão marítima dando origem a uma classe mercantil politicamente dominante. Sólon iniciou reformas políticas que foram passadas para Clístenes (507 a.C) na qual inaugura regras democráticas chegando ao primeiro governo de Péricles e de Efialtes (462 a.C). Com isso, a sociedade passa a se preocupar com os seus próprios interesses havendo uma ruptura com a oligarquia que era, até então, dominante. A democracia tem como função proteger os direitos de cada um, sendo assim, os cidadãos passam a ter direitos expressos e deveres de participação no sistema político. O uso da violência, autoridade divina, privilégio é substituído pelo uso da argumentação e retórica para convencimento.

Sendo assim, a filosofia surge com o estímulo do pensamento crítico reflexivo do homem em saber o que é a verdade, quais são os fundamentos da razão. O auge do início do discurso filosófico, a começar da política e contextos históricos, ocorre a partir do século V a.C..

Os sofistas surgiram no momento de transição da tirania e oligarquia para a democracia. Eles exerceram grande importância, pois foram os mestres da oratória e retórica contribuindo com os seus ensinamentos para a preparação na participação política de um cidadão. Os sofistas mais importantes e influentes foram Protágoras de Abdera e Górgias de Leontinos. Protágoras defende em sua obra sobre a verdade que: ‘’O homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são’’. Essa frase nos fornece duas idéias sobre os sofistas, o humanismo e o relativismo. Protágoras valoriza o que é a partir da nossa percepção sensorial, não havendo outro critério em relação a isso. Sendo assim, o nosso conhecimento varia de acordo com a situação em que estamos.

O pensamento de Sócrates marca o início da filosofia clássica, desenvolvida por Platão e Aristóteles. Sócrates é acusado, pois vai contra a democracia ateniense. A crítica de Sócrates aos sofistas revela que o ensinamento sofístico é apenas uma habilidade retórica e de convencimento, mas que não leva ao verdadeiro conhecimento. Para Sócrates, chega-se a verdade pelo método maiêutico. O método é caracterizado como maiêutica, que significa um parto de idéias, ele associou a esse nome, pois sua mãe era parteira e ele também, mas um parteiro de idéias. O seu objetivo é questionar e interrogar para receber respostas sobre as crenças, a partir disso usa a ironia problematizando essas crenças e fazendo com que o interlocutor caia na contradição e reconheça sua ignorância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com