TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sócrates

Por:   •  3/11/2015  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS

DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO

SÓCRATES E OS SOFISTAS

                                                                         

                                                                

Curitiba

Sócrates inaugurou a filosofia clássica, servindo como um marcador do tempo, o tempo pré e o pós socrático. Sócrates tem como seus principais adversários os sofistas, mesmo compartilhando de um mesmo ideal, a visão de homem como cidadão e da democracia. O pensamento de Sócrates se desenvolveu pela critica aos sofistas e a situação politica da época. O surgimento da filosofia ajudou a dar um equilíbrio para a sociedade da época, assim como a atividade comercial que através do surgimento das Cidades-Estado necessitava de uma base politica sólida. E assim a democracia ganha vez, e suas decisões são tomadas a partir de reuniões onde tudo se é discutido e encontram um consenso para tal problemática . O dialogo acaba com a violência e com a questão do obrigatório, e torna muito mais fácil o consenso e a igualdade na sociedade. As mudanças sociais ocorridas nessa época não são perceptíveis apenas na filosofia, mas em todas as artes e ciências que surgiram na época e se desenvolveram dentro deste zeitgeist e que são importantes ate hoje na nossa cultura.

Os sofistas surgem nesse momento de transição entre as culturas e o surgimento da democracia, eles são denominados mestres da retorica e da oratória, são pensadores que viajavam para semear os seus ensinamentos, buscando preparar o cidadão para a vida politica. Apesar de sua denominação significar “sábio”, os sofistas eram depreciados por causa da visão de grandes filósofos como Sócrates e Platão. Os dois sofistas mais conhecidos são Protágoras e Górgias, Protágoras defendia o humanismo e o relativismo, interpretando as coisas de acordo com as circunstancias, e ele usava a antilógica como argumentação, usando os prós e os contras de uma discussão.

Já Górgias contribuiu com os diferentes tipos de oratória, como o elogio, a oração fúnebre e a defesa. Os sofistas foram de grande importância para o estudo da linguagem, da poesia e da gramatica.

Sócrates além de um grande filosofo marcou muito pela maneira como morreu e como deixou isso marcado na história. Sócrates utilizava o método de análise conceitual, onde o filosofo buscava a definição das virtudes ou das qualidades morais. O filosofo questionava as pessoas sobre a definição de algo especifico que condizia com aquele momento, e as fazia questionar e se auto corrigir ate ela mesma chegar a conclusão correta sozinha. Para Sócrates a melhor compreensão vem de uma reflexão do próprio individuo, que descobre assim o sentido do que procura. O filosofo busca apenas mostrar o caminho que o individuo tem que seguir para buscar o entendimento. Sócrates denominou o seu método de maiêutica, que significava que ele fazia com que o individuo através do seu próprio discurso e discussões desse a luz a suas ideias. O filosofo confrontou o Estado e defendia a independência do pensamento, o que acabou o levando para uma pena de morte. Sócrates apresentou um longo discurso em sua defesa, mas em nenhum momento se defendeu e ate mesmo assumiu todos os seus atos e continuou fiel aos seus pensamentos e princípios. Seu principal discípulo foi Platão, que com todos esses acontecimentos resolveu registrar e transmitir a filosofia de seu mestre, e é graças a ele que é possível compreender um pouco deste incrível filosofo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com