TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: conhecimento como compreensão do mundo

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  2.088 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade federal do Piauí

Nome:

Curso:

Disciplina: Introdução A Metodologia Científica

Professora:

Fazer Universidade: Uma proposta metodológica

O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação

Teresina, 04 de outubro de 2017

Fazer Universidade: Uma Proposta Metodológica

LUCKESI, Cipriano; Et Al. O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação. In: Fazer Universidade: Uma Proposta Metodológica. 18ª Ed. São Paulo, cortez Editora, 1998.p. 47-59

Cipriano Carlos luckesi, nascido em 23 de fevereiro de 1943, Charqueada-SP, é Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Trabalhou ainda na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, ensinando Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia da Pesquisa, entre os anos de 1976 a 1994. Tem 14 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas.

Durante o capitulo do livro, o autor demonstra como o conhecimento é importante para a compreensão da realidade como um todo, onde a partir dessa compreensão, o ser humano é capaz de viver no mundo sem ser submisso à ele.

O tratamento do ser humano com o mundo, segundo o autor, se deve de diferentes maneiras e ao pensar nessas diferentes ações nos tornamos seres de reflexão, e por consequência, procuramos compreender o mundo. Enquanto não se tem essa ação de compreensão do mundo, a realidade do mundo se torna sem sentido.

 Para Luckesi (1998, p.50), o conhecimento do mundo nos possibilidade deixar de ser submisso ao mundo, pois com isso o homem passa a ser “dono da situação”, onde o fato de conseguir organizar os dados para adquirir conhecimento mostra que o ser humano é capaz de vencer as regras do mundo. A partir dos conhecimentos adquiridos pelo homem sobre o mundo é que se possui  compressão teoria de alguma coisa. Esse conhecimento se tanto em situações do dia a dia como em situações complexas como em laboratórios. De acordo com Cipriano Luckesi (1998, p.53), as aprendizagens que ocorrem paralelamente nas diversas práticas físicas ou espirituais, compõem um compressão geral do mundo em que habitamos.

Segundo o autor, o conhecimento possui dois lados: libertação e opressão. O conhecimento pode ser libertador na medida em que este possibilita tirar o ser humana de alguma situação desconhecida ou que possua algum certo grau de dificuldade para que se possa solucionar adquirindo conhecimento para futuros momentos em que seja necessária a utilização dessa informação imposta por essa situação de libertação, e opressor quando um individuo utiliza uma informação, adquirido atrás de uma reflexão do mundo, para dominar um outro ser sobre certas circunstancias, como exemplifica o autor, ocorrência em alguns ambitos políticos e sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com