TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saber geográfico e o conhecimento do mundo

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 2

A ciência que estuda a superfície da terra. Ela descreve e Analisa como os fenômenos físicos, biológicos e humanos variam no espaço.

Assim, a geografia corresponde a uma das ciências humanas e sociais que busca compreender como as sociedades constroem e reconstroem permanentemente seus espaços e territórios. A cartografia é a principal linguagem que auxiliam os geográficos em seus processos descrição, análise e explicação dos diversos fenômenos físicos e sociais - e sua interação- sobre a superfície do planeta.

Esse conhecimento não é recente! Ao contrário desde que existe sociedade elas procuram compreender as condições materiais em que se localizam e se reproduzem por exemplo um dos mapas mais antigos de que se tem conhecimento foi localizado nas escavações arqueológicas da cidade de Ga Sur antiga Babilônia e estima-se que ele tenha sido elaborado cerca de 2.500 Anos Antes de Cristo.

O desligar o conhecimento acerca do espaço constitui-se também um mecanismo de dominação em uma situação de guerra por exemplo atrizes mais bem informados preparar Quanto é espaço em que se trata a batalha tende a vencer desse modo o conhecimento geográfico adquirir novos contornos significado sendo por isso considerado estratégico por certos autores.

A geografia atualmente uma ciência que tem grande diversidade interna uma vez que procura conhecer compreender e explicar as complexidades relativas para jogar em parte por isso a geografia tem contribuído muito para a compreensão dos processos em curso na atualidade categorias conjunto dos conceitos fundamentais para o entendimento de auto responder a palavra o conceito que tem dimensão filosófica e contribui para produção de significados em um campo científico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com