TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crepúsculo dos Ídolos

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  1.803 Visualizações

Página 1 de 5

Friedrich Nietzsche

Crepúsculo dos Ídolos

- A “RAZÃO” NA FILOSOFIA

1- Nietzsche inicia o  terceiro capítulo do livro "Crepúsculo do Ídolos" fazendo uma objeção ao fato de todas as filosofias modernas terem se apoiado em teorias antigas, rejeitando sua morte natural, e usando-as como base para novas construções filosóficas, que de inédito nada possuem. Segundo Nietzsche, todos esses filósofos da modernidade acreditam no Ser, contudo, não tem a capacidade de se apoderar deste, pois consideram que algo os engana, os sentidos. Conclui então, que devemos nos desprender das amarras dos sentidos e da história.

2- Se os filósofos tradicionais rejeitavam os sentidos por acreditarem que eles fossem múltiplos e variáveis, Heráclito os rejeitava por conceber as coisas como dotadas de duração e unidade. Apesar de respeitar Heráclito, Nietzsche alega que ele  foi injusto com os sentidos, pois eles não mentem, na verdade o que nos faz falsea-los” é exatamente a razão. Entretanto, o autor concorda veementemente com a afirmação de que o Ser é uma ficção.

3- Nietzsche afirma que possuímos potentes instrumentos de observação em nosso corpo, como o nariz, que consegue um nível de precisão superior ao de uma máquina. A ciência da atualidade é fomentada no testemunho dos sentidos, e tudo além disso não é ciência, como a metafísica, a epistemologia ou a psicologia.

4- Outra peculiaridade dos filósofos modernos é citada com certa reprovação: o fato deles sempre colocarem as causas primeiras como últimas e as últimas como primeiras. Colocam no início os conceitos mas elevados, que deveriam estar por último. Conclui-se que tudo que é de primeira ordem deveria prover de si mesmo(causa sui). Conceitos superiores, como o ser, a verdade e o bem são de primeira ordem, e deveriam ser a causa sui, qualquer outra origem é passível de dúvida. Através dessa lógica contraditória, os modernos chegaram ao conceito de Deus.

5- Nessa parte do capítulo, Nietzsche concebe o problema do erro e da aparência. Antes, a mudança era tida como prova de aparência, mas hoje, a necessidade de se fixar a unidade, a duração, a identidade, faz com que a preocupação da razão nos induza ao erro. Além disso, ao crermos no eu" como ser e substância, nos projetamos sobre todas as coisas. (criando assim o conceito de coisa)

6- A fim de facilitar a compreensão e gerar certa contradição, Nietzsche formula quatro teses acerca de sua visão. A primeira tese diz que as razões que fizeram esse mundo ser considerado de aparências justificam a sua realidade. A segunda proposição afirma que os signos característicos do não ser, foram atribuidos à essência das coisas constituíram a concepção de mundo real, uma vez que é apenas uma ilusão ótico-moral. A terceira tese faz referência ao caráter fantasmagórico de filosofar sobre uma vida melhor, o que nos move a fabular sobre outro mundo. A última tese sugere que dividir o mundo entre mundo reale mundo das aparências” é apenas um sinal da decadência humana.

- COMO O "MUNDO-VERDADE" TORNOU-SE ENFIM UMA FÁBULA(História de um erro)

*Capítulo destinado a explicar porque a filosofia se equivocou em acreditar em um mundo verdadeiro

1- Para o virtuoso, o sábio, o mundo verdadeiro é ele mesmo, ele constitui a verdade.

2- O verdadeiro mundo prometido ao sábio, ao religioso, não é possível de ser alcançado no tempo presente.

3- O mundo indemonstrável, prometido(mas que não se pode prometer), é tanto um consolo como um imperativo para os que crêem.

4- O mundo-verdade é inacessível, portanto, desconhecido. Sendo desconhecido, como pode pode consolar, salvar ou obrigar a algo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (300.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com