TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro O Que E Etica

Casos: Resumo Do Livro O Que E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.807 Palavras (16 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 16

CAPITULO I

Os Problemas da Ética.

Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teologia, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.

Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num,os problemas gerais e fundamentais (como liberdade,consciência,bem,valor,lei e outros); e no segundo,os problemas da ética profissional,da ética política,de ética sexual,de ética matrimonial de bioética etc.

Vejamos um exemplo. Subornar um funcionário, é um problema apenas ético, apenas econômico,ou te os dois aspectos.As questões da ética nos aparece a cada dia, cabe a reflexão ética perguntar se o homem pode realmente ser culpado,ou se o que existe é apenas um sentimento de um mau estar sem fundamento.

Mas há outra questão, especificamente ética, que parece ser absolutamente fundamental. Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito,assim como é aceito entre os índios de Xingu pode ser rejeitado em outros lugares,do mesmo país até. A ética não seria então uma simples listagem das convenções sociais provisórias.

Se fosse assim, o que seria um comportamento correto, em ética. Quem se comportasse de maneira discrepante,divergindo dos costumes aceitos e respeitados,estaria no erro,pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou o costume diferente quer dizer: esta ação seria errada apenas enquanto ela não fosse o tipo de um novo comportamento vigente.Mas se não apenas retrata os costumes;apresenta também algumas grandes teorias,que não se identificam totalmente com as formas de sabedoria que geralmente concentram os ideais de cada grupo humano.

Para Max Weber grande filosofo, pensador alemão do inicio do nosso século, mostra que esta ética não era, e todo o caso, simples, clara e acessível a todos.Pois os protestantes,principalmente os calvinistas,sempre valorizaram eticamente muito mais o trabalho e a riqueza,enquanto os católicos davam um valor maior á abnegação, ao espírito de pobreza e de sacrifício.

Dois nomes merecem ser citados, como estrelas de primeira grandeza o grego antigo Sócrates (470-399 a.C)e o alemã prussiano Kant(1724-1804 a.C).

Sócrates, o filosofo que aparece nos diálogos de Platão, usando o método da maiêutica (interroga o interlocutor até que este chegue por si mesmo á verdade. Ele ousava,portando,perguntar se estar leis eram juntas.E mesmo que chegasse a uma conclusão positiva,o conservadorismo grego não podia suportar este tipo de questionamento,pois as leis existiam para serem obedecidas,e não para serem justificadas..

O alemã Kant buscava uma ética de validade universal, que se apoiasse apenas na igualdade fundamental entre os homens, e se chama Filosofia transcendental porque busca encontrar no homem as condições de possibilidade do conhecimento verdadeiro e do agir livre.No centro das questões éticas,aparece o dever,ou a obrigação moral,uma necessidade diferente da natural,ou da matemática,pois necessidade para uma liberdade.Kant achava que a igualdade entre os homens era fundamental para o desenvolvimento de uma ética universal.

CAPITULO II

A ética Grega Antiga

Nesse capitulo veem mostrando o conceito de ética na Grécia antiga a.c, onde aproximadamente nos encontramos em um pensamento grego. Onde é um período que surgiu muitas ideias e definições sobre ética que ate hoje seguimos.

Os principais pensadores nesse período foram Sócrates, Platão e Aristóteles onde se consideraram para analisar o agir do homem, pois os responsáveis para ter uma imagem de como o problema ético eram formulados naquele tempo. Com isso surge uma pesquisa sobre a reflexão de princípios e conduta da natureza e bem moral do homem, buscando um contexto religioso. Na busca do contexto religioso podemos encontrar o cordão umbilical de muitas ideias que são as duas fundamentais “nada em excesso” e “conhecer-te a ti mesmo”.Nos diálogos escritos por Platão parte de que todos os homens buscam a felicidade. A maioria da doutrina grega coloca a felicidade com centro da preocupação ética. Para Platão há vida depois da morte, portanto ele acreditava na felicidade após a morte. O homem deveria procurar a contemplação das ideias do bem durante esta vida, através da arte da dialética, as ideias mais altas, principalmente as do Ser e do Bem. Apartes deste bem superior, o homem deve procurar uma escala de bem, que o ajudem a chegar ao absoluto.

O homem sábio tem virtude para estabelecer uma vida harmoniosa e equilibrada e aprender que o mundo não é só aqui e agora, mais sensível para contemplar um mundo ideal com Deus. Pois Platão afirma que Deus é a medida de todas as coisas, então o homem virtuoso e aquele que procura assimilação com Deus.Platão organiza um quadro geral das diferentes virtudes onde são: Justiça, Prudência, Fortaleza e Temperança.

Justiça é a virtude geral, que ordena a harmonia com deus;

Prudência ou sabedoria é a virtude racional, sendo a que organiza nosso pensamento para agirmos com sabedoria mais sempre pedindo apoio divino;

Fortaleza ou Valor é o que predomina o prazer para se subornar ao prazer;

Temperança é a virtude do equilíbrio para viver em harmonia, pois ter autodomínio;

Essas características éticas platônicas é a ideia de Sumo Bem, da vida divina contemplando a filosofia e a virtude, ordenando a harmonia universal. Mostrando que a distancia entre virtudes e intelecto são semelhantes na pratica teórica, Platão foi além de grande filosofo também um grande poeta, a maioria dos seus escritos são prazerosos de ler. Já seu discípulo Aristóteles filosofa da mesma estrutura tem ouro estilo de escritos é muito mais um professor do que poeta.

Aristóteles era um grande pensador e psicólogo que levava mais a serio a especulação empírica colecionando depoimentos sobre a vida das pessoas e das diferentes cidades gregas. Ele também parte da correlação entre o Ser e o Bem. Mais do que Platão, porém, insiste sobre a variedade dos seres, e daí conclui que os bens (no plural Aristóteles) também devem necessariamente variar.

Convém lembrar que afinal de contas, esses grandes filofosos grego viviam no trabalho escravo, pois dedicaram a vida do pensamento. Para Aristóteles, o pensamento é um elemento divino do homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com