TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Filme Alexandria

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  13.196 Visualizações

Página 1 de 2

O filme fala sobre a história de Hipátia, que é uma filósofa e professora em Alexandria, ensina filosofia, matemática e astronomia. Entre seus alunos, há Sinésius que é cristão, e Orestes, que tem uma grande paixão por ela, mas não é correspondido. Há também seu escravo Davus que a ama secretamente. Hipátia não quer se casar, e sim, se dedicar somente aos estudos e, como mostra no filme, o que ela mais se preocupa é o movimento da terra em torno do sol.

O filme também relata sobre a intolerância e conflitos religiosos, primeiramente entre a religião pagã e o cristianismo e mais para frente, entre o cristianismo e o judaísmo.

Os conflitos começaram após os pagãos decidirem atacar os cristãos, que zombaram de seus deuses, mas eles não esperavam que os cristãos tivessem um número elevado de pessoas e que tomariam conta da situação. Os cristãos passaram a dominar o território, os pagãos ou foram mortos ou obrigatoriamente se converteram ao cristianismo. Davus mesmo amando sua senhora, ganha sua liberdade e se juntando à crescente corrente do Cristianismo. Depois de alguns anos de paz, Orestes se torna prefeito e se mantém fiel a sua amada, Hipátia, o líder cristão Cirilo domina a cidade e os conflitos retornam, dessa vez entre judeus e os próprios cristãos.

Cirilo foi o grande propagador do cristianismo, depois que dominou Alexandria, propôs a conversão obrigatória. Quem não fosse cristão deveria ser apedrejado. Ele encontra o ponto de fragilidade do governo romano na relação entre Orestes e Hipátia, então começa a enfraquecer a influência de Hipátia sobre o prefeito.

Hipátia fala que não pode se converter ao cristianismo, ela escolhe a neutralidade e a ciência e afirma que, por isso, não há espaço para a religião.

Em uma reunião com o prefeito, o líder cristão lê uma passagem das escrituras sagradas, onde fala sobre a mulher ser um ser inferior e que deve ser submissa a todos os homens, e também acusa Hipátia de ser ateia e bruxa.

Acusada de ateísmo e bruxaria, Hipátia foi designada a ser apedrejada, Davus ao saber disso foi atrás dela, mas chegou tarde demais para salva-la então, sua única opção era poupa-la de ter uma morte tão dolorida, ele a sufocou enquanto os outros cristãos foram pegar pedras. Quando eles voltaram, Davus falou que ela tinha desmaiado e foi embora. Os cristões não a pouparam, tacando pedras. Assim esse trama teve fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com