TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Karl Marx

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

Karl Marx

Karl Marx (1818-1883) é considerado um grande clássico do pensamento sociológico. Suas teorias são focadas nas questões sociais em que vivia. Marx viveu praticamente por todo século XIX, no período em que o capitalismo industrial estava se consolidando na Europa, observando então todas as mudanças históricas ocorrendo nesse período. Ele escreve também no momento do surgimento da sociologia, que é “fruto” da Revolução Francesa e Industrial.

 A Dialética

Com principal inspiração em Wilhelm F. Hegel, Marx, desenvolveu sobre a Dialética, que representa um verdadeiro cisma face à tradição filosófica até então dominante, que se acreditava em mundo povoado de substâncias imutáveis. E é contra esse naturalismo que a Dialética Hegeliana se levanta, contrapondo o conflito como realidade, que as modificações sociais ocorrem de forma constante, que o mundo é uma constante mudança de acontecimentos através de conflitos. Marx foi profundamente influenciado por Hegel, mas segundo ele, colocou a dialética ao inverso:

“Meu método dialético não apenas difere em sua base do Hegeliano como, além disso, é totalmente inverso deste. Para Hegel, o movimento do pensamento, que ele encarna com o nome Idéia, é o demiurgo da realidade, que não é mais do que a forma fenomênica da Idéia. Para mim, ao contrário, o movimento do pensamento é o reflexo do movimento real, transportado no cérebro do homem... a compreensão positiva das coisas existentes inclui, ao mesmo tempo, o conhecimento de sua negação fatal, de sua destruição necessária, porque ao captar o próprio movimento, do qual todas as formas acabadas são apenas uma configuração transitória, nada pode detê-la, porque em essência é crítica e revolucionária.”

 Materialismo Histórico

O método de abordagem que Marx elabora sobre a vida social foi chamado de Materialismo Histórico. Nessa perspectiva Marx acredita que o comportamento do indivíduo, os conflitos sociais, a história, entre outros, tem base no meio de produção que os individuos estabelecem sendo assim “A primeira condição de toda história humana é, evidentemente, a existência de seres humanos vivos”. Marx propõe que as relações de produções, ou seja, relações econômicas são a base a Infraestrutura, e todo restante como política, crença, justiça, ideologias, comportamentos e até mesmo desigualdades são influenciados pelos meios de produção que são denominados a Superestrutura. Ou seja a sociedade é formada pelas relações de produção.

“A forma como os indivíduos manifestam sua vida reflete muito exatamente aquilo que são. Oque são coincide, portanto com a sua produção, isto é, tanto com aquilo que produzem como com a forma que produzem. Aquilo que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais de sua produção.”

Classes sociais

Esse é um dos temas principais do pensamento de Marx, ele acreditava que as desigualdades sociais são provocadas pelos meios de produções, e essas relações econômicas geram dois grupos sociais: a Burguesia que são os proprietários dos meios de produção, e o Proletariado que não são proprietários dos meios de produção. A relação entre esses grupos, são de antagonismo, pois ambas tem visões e interesses diferentes, a burguesia controla a economia, e o proletariado vende sua mão-de-obra para obter meios de subsistência, porém ambas se complementam, pois uma só existe através da outra.

Luta de classes

Para Marx, esses dois grupos estão em constante conflito, isto porque a existência das classes sustenta-se na exploração e em diversas formas de opressão social, política, intelectual, religiosa e etc; daí que a relação entre elas não pode ser outra se não conflitiva. Marx acreditava que a luta de classes move a história, toda alteração ocorrida ao longo da história vai ocorrer em razão a essa disputa entre classes. Para ele, essa relação entre a burguesia e proletariado vai ser sempre, uma tentativa constante da burguesia em explorar o proletariado, em dominar e alienar o proletariado, para propriedade privada, para obter lucro, com a massa trabalhadora.

Mais-Valia

No conceito de Marx, a mais-valia seria a diferença entre o trabalho produzido por quem vende sua mão-de-obra (proletariado), e o lucro repassado para ela pelo o Líder (burguês).

Mais-valia Absoluta: Seria o aumento do tempo de produção, sem o aumento da remuneração, ou mesmo da ameaça da perda do trabalho caso determinada meta não fosse alcançada.

Mais-valia Relativa: Implementação de novas tecnologias na produção, gerando o aumento produtivo, sem repasse da lucratividade para o proletariado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com