TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Assuntos de Filosofia

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade avaliativa de Filosofia- 7° e 8° semanas

Passagem da idade média para a moderna– Renascimento

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que deu início na passagem da Idade Média para a Moderna. O renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época.

O renascimento teve três fases, Trecentro, Quattrocentro e Cinquecento.

-Trecentro: Ela marcou o início dessa época que teve origem na cidade de Florença, Itália. A cidade era reconhecida por ser um importante centro político, econômico e cultural. Naquela época, já era possível perceber o crescimento e autonomia financeira da classe média.

Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca e Dante Alighieri, bem como as pinturas de Giotto di Bondoni.

-Quattrocentro: O Quattrocentro foi uma das fases do Renascimento em que o Humanismo ganhou destaque, espalhando-se por todos os países da Europa. Nas obras, os autores buscavam transmitir o realismo, destacando-se a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa).

-Cinquecento: O Cinquecento ganhou grandes proporções, dominando várias regiões do continente europeu. Em Portugal, podemos destacar a literatura de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno) e Luís de Camões (Os Lusíadas). Na Alemanha, os quadros de Albrercht Dürer (“Adão e Eva” e “Melancolia”) e Hans Holbein (“Cristo morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”). A literatura francesa teve como seu grande representante François Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”). No campo científico, devemos destacar o rebuliço da teoria heliocêntrica defendida pelos estudiosos Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno. Tal concepção abalou o monopólio dos saberes, até então controlados pela Igreja.

Ptolomeu, Galileu, Newton, Copérnico e Kepler

Nicolau Copérnico nascido onde é a Polônia hoje. Kepler, se ele estivesse nascido nos dias de hoje seria alemão. Galileu Galilei é um dos poucos cientistas e filósofos que recebem o tratamento do primeiro nome. E Sr. Isaac Newton, chamado de “Sr.” por ser um cavaleiro da ordem real inglesa.

Nicolau Copérnico: Nicolau Copérnico era assistente de seu tio que trabalhava na catedral. Em um de seus trabalhos ele recebe férias, assim indo pra Roma estudar com uma autoridade no estudo da astronomia. Assim ele teve acesso a vários livros sobre o assunto. Dentre esses livros ele achou um que falava sobre o Almajesto, uma obra do Ptolomeu que falava que a terra era o centro do universo. Mas logo achou outro livro escrito por um Árabe, que ia totalmente ao contrário da teoria de Ptolomeu. Copérnico então vai validar as teorias observando o universo para ver qual está certa. Copérnico observou e fez suas anotações, assim chegando a uma conclusão. Ele percebeu que existiam quatro planetas conhecidos, dentre esses quatro planetas, Mercúrio e Vênus tinham certo comportamento, já os outros se comportavam diferentes. Disso tirou uma conclusão, se existem quatro planetas e eles se movimentam de formas diferentes, logo a ideia de Ptolomeu não era muito coerente. Pois se a terra fosse o centro do universo os planetas estariam girando de forma harmônica. Com isso ele concluiu que o sol é o centro do universo.

Kepler: Kepler observando o movimento da estrela vênus, ele conclui que pôr a estrela dar uma freada e voltar, logo o movimento não é circular e perfeito como o Copérnico falou. Então ele conclui que os planetas e a estrela giram em torno do sol de forma elíptica.

Galileu Galilei: Galileu comprou uma luneta que estava na moda na época, e começou a colocar lentes para aumentar o zoom, chegando a aumentar em 80 vezes o zoom da luneta, assim podendo observar o universo com mais detalhes. Uma das coisas que mais o chamou atenção foi a superfície da lua, descobrindo que ela era um planeta. Outra coisa que chamou sua atenção foi quando ele observou o espaço à noite, assim chegando em Júpiter. Ele observou que tinha umas coisas brilhantes seguindo júpiter, dando o nome de estrelas medicinas. Ele também descobre que júpiter tinha luas, dando nome a cada uma delas, a maior delas se chama ganímedes, as outra se chamavam Io, Europa e a última Calisto. Concluindo que o Ptolomeu estava errado. Diferente do Copérnico, Galileu por ser conhecido na época, seu livro teve maior reconhecimento, levando-o ao tribunal da santa aquisição, tendo que se retratar falando que toda sua pesquisa foi um engano.

Isaac Newton:Isaac Newton descobre a lei da física observando o ambiente ao redor de sua casa. Que por acaso não era novidade, pois Galileu tinha dado indícios de que ela existia. O que o Newton fez, foi ampliar a todos os corpos da terra, lançando um livro chamando “princípios da matemática e filosofia natural”. Pois quando todos eles estavam estudando matemática e astronomia automaticamente estavam estudando filosofia natural.

Maquiavel

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo, político, historiador, diplomata, escritor italiano e pai da ciência política moderna, que viveu na Itália durante o século XVI.

Ele revolucionou a ciência política porque ousou fugir dos fundamentos cristãos gregos que diziam que a política é a busca do bem comum e da justiça pela vontade de Deus. A partir disso, a política começou a se basear em princípios realistas, tornando a política uma arte da conquista e manutenção do poder.

A teoria de Maquiavel possuía 4 princípios:

  • O governo é dividido em pessoas ricas querendo o poder e pessoas pobres que não querem ser comandadas pelos ricos;
  • A obrigação do governante é manter o seu poder e a ordem do seu povo, mesmo que tenha que usar a força para isso;
  • Governo legítimo é qualquer, desde que pratique a liberdade republicana que é o interesse público antes do interesse privado;
  • Objetivo da politica: tornar e manter o poder pela lógica da força transformada em lei

Principais obras: A arte da guerra, A mandrágora, O príncipe e Retrato das coisas da França.

Jean Bodin

Jean Bodin(1530-1596) foi um teórico político, jurista francês, membro do Parlamento de Paris e professor de Direito em Toulouse. Ele contribuiu bastante para o avanço do Absolutismo nos Estados. Ficou conhecido como “procurador do Diabo”, pois ele era contra os valores religiosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com