TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA – PENSAMENTO DE KARL MARX

Por:   •  4/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

PINGADINHO 3 – SOCIOLOGIA – PENSAMENTO DE KARL MARX – TURMA:INT_N_7M

NOME: Mateus Schuster

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA

a) Poderá ser respondido em grupo de até 4 pessoas.

b) Deverá ser entregue em cópia física (impresso ou manuscrito) acompanhado OBRIGATORIAMENTE COM AS QUESTÕES ABAIXO;

C)As respostas devem ser elaboradas pelo (s) acadêmico (s), com base do livro sugerido e nas apresentações e discussões realizadas em sala.

Após leitura do texto responda as questões:

  1. A partir da leitura do material de apoio como podemos definir o Materialismo Histórico?

Materialismo histórico é um marco teórico que visa explicar a evolução da história e as mudanças beneficiadas pelo confronto entre diferentes classes sociais.

  1. Quais as principais contribuições TEÓRICAS dos pensadores utópicos na construção do pensamento marxista?

Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier, foram chamados de socialistas utópicos, deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas. Pode-se perceber nitidamente a construção de uma sociedade ideal, onde se defendia a possibilidade de criação de uma organização onde as classes sociais vivessem em harmonia ao buscarem interesses comuns que estivessem acima da exploração ou da busca incessante pelo lucro.

Owen pensava que o caráter humano era fruto das condições do local em que ele se formava. Defendeu que a adoção de práticas sociais que primassem pela felicidade, harmonia e cooperação poderia superar os problemas causados pela economia capitalista.

Fourier criticou a sociedade burguesa. Defendeu uma sociedade sustentada por ações cooperativas. Ele era favorável ao fim das distinções que diferenciavam os papéis assumidos entre homens e mulheres.

  1. Qual a concepção marxista de sociedade? E a concepção de Estado?

Na concepção marxista, a sociedade moderna está dividida em classes, como a burguesia e o proletariado, que lutam entre si. Assim as lutas de classes, as greves e as revoluções são resultado da sociedade em grupos antagónicos.

A concepção de Marx do Estado é que esse é essencialmente classista, ou seja, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade.

  1. Qual a compreensão de Marx sobre o conceito de Mercadoria e como esta se relacionado ao seu conceito de fetichismo.

A mercadoria expressa, pois, relações sociais. Aparece como uma coisa dotada de valor de uso (utilidade) e de valor de troca (preço).

As coisas-mercadorias começam a se relacionar umas com as outras como se fossem sujeitos sociais, dotados de vida própria, como por exemplo, um carro voador, uma calça marca Y etc.

  1. Defina:
  1. Mais valia: Aumento de um valor um bem, ou de uma renda, após a sua avaliação ou aquisição. Mais Valia Absoluta: Se o capitalista exigir aumento das horas, ainda que pague mais, estará aumentando a mais valia. Mais Valia Relativa: Se o capitalista investir em novas tecnologias diminuirá o tempo necessário estará aumentando a mais valia.
  2. Socialismo e Comunismo;

O Socialismo é uma doutrina que prega a estatização dos meios de produção e a falta de classes sociais, numa sociedade sem desigualdades.

Já no comunismo o estado desapareceria definitivamente, pois seu único papel é manter o proletariado passivo e perpetuar sua exploração. A distinção de classes também deixaria de existir, todos seriam socialmente iguais e homens não mais subordinar-se-iam a homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (321.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com