TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  2.145 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre a Apologia

a) Segundo Sócrates, qual é o papel do filósofo?

A filosofia origina-se por completo do questionamento da existência de tudo do dia a dia, percebe-se pelos livros que Sócrates tinha sempre a dúvida ao seu lado, fez dela sua companheira para que que gradativamente pudesse aprender mais. Mesmo não se considerando um sábio, foi classificado como um. Sua frase de maior sucesso mostra o quão grande se fez “só sei que nada sei”. Portanto o papel do filósofo propriamente dito é o poder de questionar tudo de modo em que faça a reflexão e que a dúvida seja o combustível para a busca das respostas.

b) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que “a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida”?

Neste momento em que Sócrates fala essa pequena frase, ele mostra a completa coerência de seu estilo de vida. Pois, jamais, ele submeteria-se a dizeres e fazeres de modo submissos aos juízes que o condenaram. Mantendo sua posição e devendo o direito de explicar o seu pensamento que logo mais vem a ser ensinamentos. Sócrates diz com essas palavras o verdadeiro motivo pelo qual ele prefere a morte a ter que viver sem sua liberdade de questionar.

c) Como Sócrates responde às acusações que lhe são feitas?

Sócrates em momento algum faz sua defesa como era de costume, ele foge do meio tradicional e não se contradiz ou se redmine para à absorção da condenação. Ele mesmo sabendo das consequências acarretadas faz sua defesa apenas contradizendo os argumentos de seus opositores.

Sobre Críton

a) Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas?

Porque Sócrates acredita que uma sociedade precisa de leis para manter a ordem e a funcionalidade. São os conjuntos de preceitos embasados nas necessidades da sociedade que arbitrará os direitos e deveres dos cidadãos. Ele jamais poderia ir ao desencontro das leis de Atenas, pois desta forma estaria adversando-se completamente de seus ideais.

b) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem à proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?

O pensamento de Sócrates segue sempre no mesmo preceito e completamente coerente. Em momento algum ele pensa em infringir as leis de Atenas, visto que desta maneira ele estava instigando a desobediência e a desordem da soberania do Estado em modo de apreensão e condenação aos que a lei não obedecem. Sócrates defende a ideia de que o indivíduo deve completa obediência ao Estado que o alimentou, educou e o fez homem, provindo da sociedade que tanto organizada por leis.

c) A condenação de Sócrates, tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significaria responder a uma injustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?

Uma fuga daria de exemplo aos demais o conceito de que cada um pode fazer seu próprio julgamento, pois se em sua concepção o indivíduo não foi culpado terá por conseguinte a possibilidade de fugir e não arca com a execução da lei, segundo Sócrates. E que sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com