TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sigmund Freud

Trabalho Universitário: Sigmund Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

: O que é psicanálise? Psic significa alma + análise é a ciência que estuda o inconsciente da pessoa, seus sonhos, para assim poder descobrir a solução de seus conflitos internos e um melhor autoconhecimento.

Histórico pessoal

: 1856: Em 6 de maio, nasce Schlomo Sigismund Freud, em uma pequena cidade da atual República Tcheca. Aos 22 anos troca de nome, deixando como Sigmund Freud.

1873: Freud ingressa na Universidade de Viena para estudar medicina.

1886: Trabalhando como especialista em doenças nervosas em Viena, Freud casa-se com Martha Bernays, com quem terá seis filhos. Anna Freud, a caçula, se tornará psicanalista e fundará sua própria corrente.

1892: Freud elabora o método da “livre associação”, que incentiva o paciente a dizer tudo que lhe vier à cabeça, principalmente aquilo que ele se sinta tentado a omitir.

: 1893: Início da correspondência entre Freud e o alemão Wilhelm Fliess, médico voltado a estudos relacionados à sexualidade. A correspondência entre eles terá uma enorme importância no desenvolvimento das teorias de Freud.

1896: Um ano após fazer a primeira interpretação de um sonho próprio, Freud designa o termo “psicanálise” para nomear o método específico de psicoterapia que pratica.

1897: Freud inicia sua autoanálise. Dois anos depois, em 1899, publica A interpretação dos sonhos – a edição, porém, é datada de 1900.

1906: Freud e Carl Gustav Jung (psiquiatra), admiradores mútuos, começam a se corresponder. Nos anos seguintes, trocam mais de 300 cartas. Por discordâncias quanto às respectivas teorias, rompem em definitivo em 1913.

1938: Fugindo do regime nazista, Freud, judeu, muda-se com a família para Londres. No ano seguinte, em 23 de setembro, morre de câncer de mandíbula, doença que carregou durante 16 anos.

A teoria

A teoria psicanalítica é uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, e explica também, a motivação humana.

As fases do desenvolvimento psicossexual

Freud foi o primeiro a afirmar que os primeiros anos das vida são os mais importantes para o desenvolvimento da pessoa e o desenvolvimento do indivíduo se dá em fases ou estádios psico-sexuais. Freud foi, assim, o primeiro autor a afirmar que as crianças também têm uma sexualidade.

Existem quatro fases pelas quais a criança passa em seu desenvolvimento. Cada uma é definida pela região do corpo a que as pulsões se direcionam. Em cada fase surgem novas necessidades que exigem ser satisfeitas. A transição de uma fase para outra é biologicamente determinada, de tal forma que uma nova fase pode iniciar sem que os processos da fase anterior tenha se completado, e os processos desencadeados em uma fase nunca estão plenamente completos e continuam agindo durante toda a vida da pessoa.

A fase oral

A primeira fase do desenvolvimento é a fase oral, que se estende desde o nascimento até aproximadamente um ano de vida. Nessa fase a criança vivencia prazer e dor através da satisfação (ou frustração) de pulsões orais, ou seja, pela boca. Essa satisfação se dá independente da satisfação da fome. Assim, para a criança sugar, mastigar, comer, morder, cuspir etc. têm uma função ligada ao prazer, além de servirem à alimentação. Ao ser confrontada com frustrações a criança é obrigada a desenvolver mecanismos para lidar com tais frustrações. Esses mecanismos são a base da futura personalidade da pessoa. Assim, uma satisfação insuficiente das pulsões orais pode conduzir a uma tendência para ansiedade e pessimismo; já uma excessiva satisfação pode levar, através de uma fixação nessa fase, a dificuldades de aceitar novos objetos como fonte de prazer/dor em fases posteriores, aumentando assim a probabilidade de uma regressão.

A fase anal

A segunda fase, segundo Freud, é a fase anal, que vai aproximadamente do primeiro ao terceiro ano de vida. Nessa fase a satisfação das pulsões se dirige ao ânus, ao controle da tensão intestinal. Nessa fase a criança tem de aprender a controlar sua defecação e, dessa forma, deve aprender a lidar com a frustração do desejo de satisfazer suas necessidades imediatamente. Como na fase oral, também os mecanismos desenvolvidos nesta fase influenciam o desenvolvimento da personalidade. O defecar imediato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com